Publicidade

Auto ON

A BMW R 32 foi o primeiro veículo produzido pela marca alemã

Motocicleta pioneira do BMW Group ainda é usada como base e inspiração para montagem de seus modelos mais atuais

| Auto ON -

  

Quadro duplo e motor de 500cm3
A BMW AG foi oficialmente fundada em 7 de março de 1916, para construir aviões na Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra, a BMW foi proibida de fazer aviões, produzindo apenas motores. Assim, passou a se dedicar ao desenvolvimento de motocicletas e automóveis. E foi com veículos de duas rodas que começou a sua produção.  
  
A BMW R 32 chegava a 95 quilômetros por hora
No segundo semestre de 1923, a BMW Motorrad apresentou a sua primeira motocicleta, a R32, no Salão do Automóvel de Berlim.
A R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group e os primeiros automóveis saíram em 1928. 

A motocicleta R32 foi projetada pelo designer-chefe Max Friz e apresentava soluções futurísticas para a época.  
 
Motor boxer de 8,5 cavalos e 500 cm3
Ela era equipada com um motor boxer (posicionados transversalmente em relação ao chassi), de dois cilindros, 500 centímetros cúbicos e 8,5 cavalos de potência. Como os cilindros eram refrigerados a ar, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles. Em contra partida, tinham maior arrastro ao vento e eram mais fáceis de serem danificados numa queda. Mesmo assim, a R 32 alcançava impressionantes 95 quilômetros por hora.  
 
Transmissão por cardã que é utilizado até hoje motos da marca
A transmissão era de eixo cardã, que mandava a "força" para a roda traseira. Aliás, tecnologia que é usada até hoje nos modelos da marca. A manutenção da transmissão era bem mais fácil do que a exigida nas correntes ou correias. Na época, muitas estradas ou ruas eram de terra batida, gerando muita poeira que faziam atrito e desgastavam as peças.  

A mecânica trazia ainda outros avanços, entre eles o motor e o câmbio abrigados na mesma unidade. 

O funcionamento era suave e sem vibrações excessivas. Com o centro de gravidade baixo, quadro tubular duplo com braço oscilante dianteiro e pesando apenas 122 quilos, a R 32 era muito ágil. 
 

Para conferir o vídeo da BMW R 32, acesse: 
https://www.youtube.com/watch?v=FhUUmTEfBkc

Mais notícias


Publicidade