Publicidade

Auto ON

Socorro inaugura espaço dedicado à história das motocicletas

O Centro Cultural Movimento, na cidade de Socorro, reconta os 120 anos de história do setor de duas rodas no país

| Auto ON -

  

Netinho, um dos mais importantes pilotos do motociclismo, é homenageado em Socorro
O Centro Cultural Movimento, na cidade de Socorro, abre para o público na próxima sexta-feira (12), a partir das 10h, com um museu com acervo repleto de peças que resgatam a história da motocicleta e da bicicleta no Brasil.  

Sediado na Antiga Estação Ferroviária, os visitantes poderão conferir de perto em exposições permanentes e temporárias inúmeros modelos de motos e bikes lançadas no país ao longo dos últimos 120 anos.  

Além dos veículos, a maioria cedida por colecionadores e apoiadores do projeto, o museu apresenta também uma infinidade de objetos, como fotografias antigas e documentos originais, entre eles pedidos de patentes, propagandas e anúncios em classificados. O acervo inclui ainda um espaço dedicado à história das competições motociclísticas e ciclísticas no país.  

Na Sala de Troféus, que abriga inúmeras conquistas dos principais nomes do motociclismo nacional, podem ser vistos o Trofeo Real Consul DItália, conquistado por Luiz Bezzi em 1937, o troféu do Recorde de Interlagos para Motonetas, conquistado por Gualtiero Tognocchi em 1960 e o troféu das "100 Milhas de Daytona", de 1983, conquistado pelo piloto Antônio Jorge Neto (Netinho), com uma Yamaha TZ 250 alugada poucos dias antes da prova. O piloto campineiro, que foi um dos maiores pilotos do motociclismo e do automobilismo brasileiro, até hoje é homenageado em Daytona, durante a maior semana da motocicleta mundial.   
 
Antonio Jorge Neto é o único brasileiro a ganhar em Daytona
Antonio Jorge Neto foi vice campeão na Stock Car
O Centro Cultural Movimento ocupa todas as instalações da Antiga Estação Ferroviária da cidade, que passou por uma profunda reforma para receber o museu. Com estilo ferroviário inglês, o prédio histórico, que data de 1909, foi construído pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e inaugurado pelo então presidente [governador nos tempos atuais] do Estado de São Paulo Manuel Joaquim de Albuquerque Lins. Na reforma, as estruturas originais do prédio foram mantidas, incluindo as grossas paredes de alvenaria e o antigo madeiramento do telhado.

Serviço
Centro Cultural Movimento
Antiga Estação Ferroviária
Praça Rachid José Maluf, 83, Socorro (SP)
Ingresso: R$ 20,00 inteira | Meia entrada: Para os estudantes e 60+
Horarios: quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h, sextas e sábados, das 10h às 20h e domingos, das 9h às 17h
(11) 9 1179 1469
www.centroculturalmovimento.com.br


Mais notícias


Publicidade