Aguarde...
Auto ON

Auto ON

Kicks ganha mais elegância, sofisticação e custando o mesmo

Um dos destaques do novo Nissan Kicks é o sistema de som Bose que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista

| Auto ON

Novo Nissan Kicks

O modelo mais importante da Nissan no Brasil, com quase 200 mil unidades vendidas, ganhou um facelift que o deixou muito mais atual. Lançado mundialmente em 2016, o Nissan Kicks é produzido no Complexo Industrial da Nissan, em Resende -RJ, e estará à venda nas concessionárias a partir da segunda quinzena de março. Porém, no site já ocorre a pré-venda.  

A legião de fãs, com toda a certeza, vai gostar do novo estilo e dos novos equipamentos, mas vai gostar ainda mais de que o novo Kicks não teve alteração nos preços. Assim, o crossover começa em R$ 90.390, na versão manual, e vai a R$ 116.390, na opção topo de linha.   

Mudanças  

A frente ficou mais bonita e elegante. O pára-choque combina com a ampla grade em duplo "V", que é realçado pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Os faróis de full LED com função DLR (luz de rodagem diurna) ficaram mais esguios e modernos e o modelo ganhou também faróis de neblina de LED. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED.  
 

As lanternas e o longo refletor são destaque da traseira do Kicks
Atrás, as mudanças são ainda mais radicais. As lanternas (de freio, inclusive) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado para o outro, separadas somente pelo logotipo da marca no centro da tampa do porta-malas. O conjunto traseiro ficou com uma aparência maior e mais forte. A isso se junta o novo pára-choque traseiro, que dá uma sensação de mais volume.  

O "teto flutuante" lançado em 2016 pelo Kicks é uma característica mais marcante do estilo do modelo. A solução de design faz com que a coluna C (a última coluna perto da tampa do porta-malas) pareça não existir. Isso por conta do acabamento em preto que se funde com os vidros das portas traseiras.

A nova antena estilo "barbatana de tubarão" e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive dão um toque de sofisticação.  
 
O interior ficou mais sofisticado; destaque para o sistema de som Bose
Por dentro, tem dois grandes destaques: o competente sistema multimídia Nissan Connect com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos intuitivos inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois celulares via Bluetooth.  

Para conectar os equipamentos no multimídia ou mesmo carregá-los, o Kicks traz duas entradas USB, sendo uma delas tipo USB-C. Também conhecido como USB Type-C, trata-se de um padrão de conectores com cabos mais resistentes e que proporcionam maior velocidade na transmissão de dados e no carregamento. As entradas USB-C são compatíveis com as versões USB 3.0 e USB 3.1.  

Mas o som é um show à parte. O sistema de som premium Bose inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista.
Desenvolvido em conjunto com a marca sofisticada de aparelhos de áudio, o sistema Bose Personal Plus proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. Além do excelente sistema de som, uma grande novidade é o som envolvente dos dois alto-falantes Bose UltraNearfield de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.  
 

O espetacular sistema de som Bose conta com dois auto-falantes no apoio de cabeça
Essa experiência de som imersivo (surround 360°) pode ser controlada na tela do sistema multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um totalmente envolvente, por todo o interior do habitáculo. O Personal Plus reduz distorções, proporciona graves potentes e entrega um som sem limites.  

O painel de instrumentos teve uma ligeira mudança, mas é multifuncional. A tela de TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível a partir da versão Advance. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança.
No sistema estão informações relacionadas à condução, como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado.  
 

Painel de instrumentos do novo Nissan Kicks
Segurança
 
O Kicks ganhou o Nissan Safety Shield, que é composto por diferentes tecnologias de segurança que monitoram, protegem e respondem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Esse "escudo de proteção" ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).
As novidades são o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e o Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA). Os dois últimos inéditos no segmento.  

O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, já que emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo graças aos sensores instalados nas extremidades do para-choque traseiro, que têm alcance de até 20 metros. O Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) são auxílios importantes para mudanças de faixa de rolamento ou em momentos de distração do condutor.  

O BSW emite alertas visual e sonoro ao detectar um veículo ao lado do Novo Nissan Kicks em uma manobra de troca de faixa, enquanto o LDW avisa ao condutor com uma vibração no volante quando o crossover está cruzando uma faixa de rolamento sem a luz de direção acionada, o que previne colisões por distrações e até mesmo saídas involuntárias da via.  

O Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA), que funciona automaticamente a partir dos 30 km/h, muda o facho do farol alto para baixo quando um veículo se aproxima no sentido contrário. Esse equipamento é muito útil em situações de ausência de iluminação ou pouca visibilidade e para evitar o ofuscamento causado pelo farol alto, protegendo também quem está no veículo que vem no sentido oposto.  

Esses equipamentos se juntam aos que o crossover já dispunha, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) e o Alerta de colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB).  
 

Novo Nissan Kicks ficou muito mais elegante
Conforto  

O novo Nissan Kicks conta com um importante aperfeiçoamento acústico, que é o pára-brisa com tratamento acústico para a redução de ruídos internos. Assim, a cabine fica silenciosa mesmo em momentos de fortes acelerações. Houve ainda redução do ruído na faixa de frequência de conversas em torno de 35%.  

Os bancos dianteiros com a tecnologia Gravidade Zero visam reduzir a fadiga do corpo durante longos períodos de condução. Os resultados indicaram que assentos cansam menos quando se aproximam da chamada "postura neutra", posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade.  

Propulsor  

O motor é o mesmo do antigo Kicks, um 1,6 litro de 16 válvulas, que desenvolve 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão também continua um CVT com D-Step (simulação de marchas).
Versões
O Nissan Kicks ganhou novas nomenclaturas em suas versões. O modelo tem quatro níveis de acabamento com dois tipos de câmbio (manual de cinco velocidades e CVT) e nove opções de cores.