Aguarde...

auto-on

Ford fecha fábricas e encerra produção de Ka e EcoSport

No Brasil há mais de um século, desde 1919, a marca deixará de produzir carros aqui, fechando todas as suas fábricas no país

| Auto ON

 

Ford Ka e Ford EcoSport: divulgação

A mais antiga fábrica de automóveis do País, anunciou hoje, ao final da tarde via comunicado, que vai encerrar todas as suas atividades de produção no Brasil. Estabelecida desde 1919, mais de um século, a marca deixará de produzir carros aqui, fechando todas as suas fábricas no país: Camaçari (BA), Taubaté (SP) Horizonte (CE) que produz o Troller, comprada em 2007.  

Assim, os quatro modelos fabricados no Brasil, Ka, Ka Sedan e EcoSport, além do Troller T4,deixam as linhas de montagem.
Via comunicado, a fabricante norte-americana disse que a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 foi a principal responsável pela medida, reduzindo ainda mais as vendas e prejudicando a operação. Em principio, mais de seis mil funcionários vão perder seus empregos. Fora os das empresas terceirizadas.

As fábricas de Camaçari e Taubaté enceram as atividades imediatamente. Já a fábrica da Troller trabalha até o final do ano de 2021.

A marca não se ausentará do Brasil, e continuará as atividades importando a nova geração da Ranger, o esportivo Mustang e Mach 1, a van Transit e o SUV Bronco Sport e Territory. A marca prepara para os próximos meses vários lançamentos, inclusive, um modelo híbrido.   

O Mustang Mach-E tem "potencia" de 465 cavalos faz o modelo alcançar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos

A marca garante que as vendas dos últimos modelos, peças de reposição, serviços e garantia não serão afetadas.
A Ford afirma também que manterá o Campo de Provas localizado na cidade de Tatuí (SP), o Centro de Desenvolvimento de Produto (BA), além de sua sede administrativa na cidade de São Paulo, mas sai de São Bernardo do Campo.

As fábricas da Argentina (Ranger) e a parceria com um grupo do Uruguai (Transit), não será afetado.
Em 2019 a marca anunciou a paralização da produção caminhões, em São Bernardo do Campo-SP.

Chegou a ter uma negociação com o Grupo Caoa, mas não foi adiante e a gigantesca planta, inaugurada em 1967, foi vendida no final de 2020 para um grupo imobiliário.

Nota Oficial do Governo da Bahia
O Governo do Estado lamenta o encerramento da produção nas plantas da Ford em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller, em Horizonte (CE). O governo destaca os impactos socioeconômicos consequentes do fechamento da empresa, importante geradora de empregos e renda no estado.
Assim que foi informado, o governador Rui Costa entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para discutir a formação de grupo de trabalho para avaliar possibilidades alternativas ao fechamento. O governo estadual também entrou em contato com a Embaixada Chinesa para sondar possíveis investidores com interesse em assumir o negócio na Bahia.
A decisão da Ford foi informada ao governador Rui Costa durante reunião virtual com representantes da empresa nesta segunda-feira (11). Em nota distribuída à imprensa, a Ford afirma que "a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas", são motivadores da decisão.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON