Aguarde...
Auto ON

auto-on

Covid pode ficar ativo por três dias no interior do carro

Pesquisa da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruzmostra que vírus pode permanecer na lataria dos veículos por até 72 horas.

| Auto ON

Covid 19 fica por até três dias no interior do carro
Quanto tempo o vírus da Covid-19 pode permanecer ativo no interior de um carro? De acordo com uma pesquisa da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz (instituição que atua na área da ciência e tecnologia em saúde na América Latina), o coronavírus pode permanecer por até três dias, ou 72 horas, em superfícies metálicas e plásticas, o que inclui grande área da parte externa dos carros, como a lataria e os espelhos. Isso significa que, apesar do uso do álcool gel, lavagem das mãos e máscara, a limpeza dos carros também precisa ser feita para evitar o contágio.

"Os veículos merecem a mesma atenção dada a outros itens que levamos para a nossa casa e que podem transmitir a doença. Muitas pessoas ficam atentas a maçanetas de portas ou a botões de elevador, higienizando as mãos após este contato, ou com a higienização de compras e demais insumos, por exemplo, esquecendo que não possuem controle sobre quem toca em seus veículos, por exemplo, em um estacionamento", alerta Felipe Boell, Ceo da WOW Carro Limpo. 

A atenção é importante, principalmente quando outras pessoas têm contato com o veículo. A maioria desconhece os perigos que se escondem em seus veículos. 
"Vou para o serviço com meu carro, deixo ele no estacionamento aberto, com pessoas passando por lá e realmente ele fica vulnerável. Em casa, eu guardo o carro na garagem que dá acesso direto e livre à minha cozinha. E meu filho, que tem apenas dois anos, pode sair da cozinha e ir até o carro. É um perigo bem próximo e às vezes ele pode encostar no carro e nem vermos. Quando fiquei sabendo de que o carro é um transmissor ativo do vírus, fiquei preocupado", desabafa o gerente de compras de uma empresa de Curitiba, Junior Dissenha.