Aguarde...
Auto ON

auto-on

Motocicletas e comerciais têm resultado positivo em abril

Os estoques seguem restritos à média de 14 dias de vendas, o que significa metade do volume considerado normal pelas concessionárias

| Auto ON

  

Fábricas de motocicletas aumentam a produção
Os emplacamentos veiculares tiveram um aumento de 6,73% no mês de abril/2021 (20 dias úteis), totalizando 288.098 unidades, contra 269.927, registradas em março/2021 (23 dias úteis). Esse saldo positivo pode ser atribuído ao desempenho de vendas de motocicletas, que cresceram 52,03%, em abril.
Os dados foram divulgados hoje (04.05) pela Fenabrave Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

"Havia um represamento de demanda, no segmento de motos, que pôde ser atendido com o aumento da produção, e isso provocou uma certa distorção, pois notamos que a maior parte dos segmentos ainda sofre queda nas vendas, pela escassez na oferta de produtos, provocada pela falta de componentes e insumos na indústria e, também, em função dos períodos de fechamento dos showrooms das Concessionárias, durante os feriados estendidos, em São Paulo, e demais decretos de restrição do comércio, em outros estados", analisa o presidente da entidade Alarico Assumpção Júnior, que alerta: "Se desconsiderarmos os resultados de motocicletas, o setor, no geral, teria sofrido uma queda de 6,86%, em abril sobre março/2021".  
Na comparação entre os meses de abril de 2021 e 2020 houve crescimento de 221,29%.

Alarico Assumpção Jr - Fenabrave
"Devemos considerar que abril do ano passado foi o pior momento da pandemia, quando apenas 89.668 veículos foram comercializados. Naquela oportunidade, muitas concessionárias estavam com seus showrooms fechados, por decretos estaduais e municipais, e as redes de concessionárias estavam se adaptando às vendas não presenciais, que hoje ocorrem com mais normalidade", esclarece Assumpção Júnior.
No ranking histórico, desde 1957, o mês de abril/2021 está na 12ª posição e o 1º. quadrimestre de 2021 ocupa a 13ª posição.