Aguarde...
Auto ON

auto-on

Piloto da Kombi arrasou na Fórmula 1

Curiosidades é uma coletânea de textos engraçados escritos pelo jornalista santista Chico Lelis

| Auto ON

 

A VW Kombi foi fabricada no Brasil por 56 anos
Se usarmos a imaginação para transformar a Via Anchieta num circuito, vamos imaginar que, lá pelos anos 70, um motorista/piloto de Kombi arrasou na Fórmula 1, "levantando poeira" para um dos maiores ídolos da temporada, o Escocês Voador, Jack Stewart.

Naqueles tempos, quando da prova de Interlagos, o piloto brasileiro José Carlos Pace, o Moco, desaparecido precocemente em um acidente de avião, promovia almoço na casa dele, no Guarujá. Lá recebia amigos, entre pilotos, membros de equipes e jornalistas. Em um deles o Escocês chegou um tanto quanto furioso e dizendo algo mais ou menos assim: agora eu sei porque o Brasil tem tantos pilotos. Agora eu sei! 

Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart
Indagado sobre a razão das suas "insinuações", ele contou que estava ao volante de um carro, descendo pela Anchieta, curtindo "as curvas da estrada de Santos", como cantou o Rei Roberto Carlos, quando chegou naquela que é conhecida com a "Curva da Onça".

Metros à sua frente, uma Kombi seguia rapidamente pela estrada. E quando Jack se aproximou, o "piloto" da Kombi acelerou e entrou na "Onça" a toda, com as rodas traseiras "quicando" como é característica do veículo em curvas fortes como aquela, um verdadeiro "cotovelo".

O piloto de F1 bem que tentou ultrapassar a Kombi, mas, enquanto durou o trecho de três curvas a seguir, depois da "Onça", não conseguiu ou não ousou fazê-lo e ficou vendo o "piloto" brasileiro ganhando distância e gingando com a sua Kombi que, anos depois, sairia de produção.

Será que hoje isso seria possível?

Certamente não! Não apenas pela incapacidade de motoristas/pilotos que ainda circulam por ai, mas porque hoje os radares não mais permitiriam estas loucuras de outrora. Ainda bem que o Roberto Carlos acelerava em outros tempos, ou não teríamos a "As curvas da estrada de Santos".

Nem em outras curvas.

 

Jornalista Chico Lelis

* Chico Lelis é jornalista com passagens pelos jornais O Globo, Tribuna de Santos e Diário do Comercio; foi gerente de Comunicação da General Motors do Brasil.