Aguarde...

auto-on

Mercedes-Benz Actros: da pesada

Tome nota

| Auto ON

por Luiz Humberto Monteiro Pereira  
AutoMotrix 

Da pesada

A rota era curta - pouco mais de 50 quilômetros pelas bem cuidadas estradas alemãs -, mas a encomenda era, literalmente, de peso: transportar um enorme tanque de pressão industrial à prova de vazamento de gás, pesando de 175 toneladas, das instalações da Maschinenbau Scholz da cidade de Coesfeld, na Renânia do Norte-Vestfália, até as docas no canal Datteln-Ems, em Lüdinghausen. Depois de meses de planejamento, a Paule, empresa especializada em transporte de cargas pesadas, localizada em Stuttgart, na Alemanha, atendeu ao pedido. A operação utilizou um semirreboque de vinte e dois eixos para transportar a carga, que tinha 25 metros de comprimento e 7 metros de altura e largura. Para fazer esse transporte, entraram em ação quatro caminhões Mercedes-Benz Actros. Dois modelos de quatro eixos com 650 cavalos de potência transportaram o tanque, enquanto os outros dois levaram a tampa de 20 toneladas e acessórios, todos com uma largura de cerca de oito metros. No final da operação, toda a carga foi transferida para um barco, que deu sequência ao transporte fluvial para chegar até o porto de Rotterdam, na Holanda, de onde continua viagem por transporte marítimo.

Múltiplas propostas

A Fiel Turismo, operador de transporte da cidade de Macaé, no norte do Rio de Janeiro, adquiriu sessenta e cinco novos veículos Volare para diferentes aplicações. São cinquenta e cinco unidades do modelo Fly 9 Escolar e dez do Attack 8, nas versões Executivo e Escolar, fornecidas por intermédio da concessionária Cia. do Ônibus. As cinquenta e nove unidades da versão Escolar (cinquenta e cinco do modelo Fly 9 e quatro do Attack 8) foram equipadas com sistema de ar-condicionado de teto e configuração com duas portas (uma de cada lado), poltronas escolares na configuração 3x2 e piso com acabamento imitando madeira e que facilita a higienização. Têm ainda janela de vidros móveis, poltrona do motorista com amortecimento hidráulico, tomada de 12V no painel, sirene e câmera de marcha à ré com monitor no painel, rádio, itinerário eletrônico e iluminação interna em led. Desses veículos, dezesseis Fly 9 têm elevador para melhor acessibilidade. Os veículos têm diferentes motorizações. O Fly 9 Escolar conta com plataforma Mercedes-Benz, com motor Euro 5 de 156 cavalos de potência e quarenta e sete lugares. Já o Attack 8 Escolar, tem motorização Cummins ISF 3.8 Euro 5, com 152 cavalos de potência e quarenta e quatro poltronas. A Fiel Turismo adquiriu também seis unidades do modelo Attack 8 Executivo para a aplicação de fretamento, com motorização Cummins com potência de 152 cavalos.

Elétrico e articulado

O ônibus articulado com propulsão elétrica eCitaro G, da Mercedes-Benz, chega ao mercado, na Europa. Com esse articulado, a marca alemã está expandindo ainda mais seu papel de pioneirismo em tecnologia: ele é o primeiro de sua categoria a ser equipado com as inovadoras baterias de estado sólido. Já há encomendas de mais de sessenta unidades do eCitaro G e o número continua crescendo. As primeiras entregas estão previstas para várias empresas ainda neste ano. Com essa novidade, a Mercedes-Benz dá continuidade à eletrificação de seus ônibus urbanos. Há dois anos, a Daimler Buses apresentou o eCitaro, um ônibus com propulsão totalmente elétrica para serviços regulares. Atualmente, o eCitaro elétrico a bateria é produzido na fábrica de Mannheim, na Alemanha, e já existem centenas em operação regular em várias cidades europeias. É o primeiro articulado totalmente elétrico que leva a estrela de três pontas e, dependendo de sua versão, consegue transportar até cento e quarenta e seis passageiros. A partir de 2022, a autonomia do eCitaro e do eCitaro G aumentará ainda mais com a utilização de células de combustível, que convertem hidrogênio em eletricidade por meio de uma reação eletroquímica, eliminando a necessidade de cargas intermediárias.

Rumo às minas

A Automade Transportes, empresa especializada no transporte fretado de passageiros da cidade mineira de Itabira, adquiriu seis unidades do Foz Super 2500, produzido pela Caio Induscar. Os ônibus farão o transporte de empregados de contratadas de indústrias que figuram entre as maiores mineradoras do mundo. Para facilitar o trânsito dos veículos, tanto em zonas urbanas quanto em áreas rurais de difícil acesso, os Foz Super 2500 contam com eixo blocante, saia lateral e balanço traseiro elevados. Outros diferenciais são a vedação contra poeira, as luzes sinalizadoras (giroflex), o itinerário eletrônico frontal e o gancho reboque dianteiro e traseiro. O modelo tem comprimento total de 11,7 metros e acomoda quarenta e dois passageiros sentados, mais o motorista. Todas as unidades adquiridas contam com itens para o conforto dos passageiros, como ar-condicionado e poltronas modelo rodoviário, anatômicas e totalmente estofadas. Para o motorista, o assento é hidráulico com encosto de cabeça e deslocamento lateral. O salão é equipado com iluminação em leds, porta pacotes modelo executivo, cortinas em tecido e oito saídas de emergência.

Mais do ACidade ON