Aguarde...
Auto ON

Auto ON

Ranger traz lista extensa de recursos de tecnologia e segurança

No nosso teste avaliamos a quantidade de tecnologia, conectividade e segurança que possui hoje uma picape média

| Auto ON

Na estrada a Ford Ranger graças a toda a tecnologia embarcada estabilidade semelhante a um automóvel
Quando antigamente se falava de picape, logo vinha à cabeça um veículo de carga, duro, acabamento espartano, barulhento  e com pouco desempenho. Ao longo dos anos isso foi mudando. Hoje, as picapes têm design moderno, conforto e acabamento mais sofisticado do que a maioria dos carros de luxo. Algumas, as top de linha, "humilham" os carros até importados com acabamento em couro de primeira qualidade, tecnologia embarcada de ponta e motores de alto desempenho. E algo impensável numa picape do passado: câmbio automático e sistemas de segurança de última geração. 

Para mudar o nosso conceito de teste, solicitamos uma Ford Ranger Limited para uma avaliação diferente: dos sistemas de segurança.   

O acabamento e conforto da picape Ranger é superior a muitos carros de luxo.
A F1000 era uma referência na sua época. Banco fixo, a troca de marchas era uma haste de ferro, o freio de mão duro e difícil de acionar, sem ar condicionado e nenhum item de segurança autônoma. O volante fino e nenhuma conectividade.  
  
Os passageiros do banco traseiro também contam com muito conforto e segurança
Desde a versão de entrada, a picape da Ford conta com controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, controle adaptativo de carga, controle eletrônico anti-capotamento e direção elétrica.  
A Ranger tem sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), assistente de partida em rampas, assistente em frenagem de emergência, controle adaptativo de carga, controle de oscilação de reboque, câmera de ré, controle automático em descidas, sensor de chuva, faróis automáticos e faróis com ajuste de altura.  

Contudo é a topo de linha Limited 3.2 diesel que oferece os recursos de tecnologia e segurança mais modernos. Sua extensa lista é contemplada com o sistema de permanência em faixa, no qual, por meio da câmera no para-brisa, o sistema rastreia as faixas de rolamento da via e, ao detectar uma saída involuntária, exerce um torque de direção auxiliar para que o veículo retorne ao centro da pista. Em caso de desvios recorrentes, aplica-se uma vibração no volante e um aviso sugerindo uma parada também é mostrado no painel.

A versão mais refinada vem também com piloto automático adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade para manter sempre uma distância segura entre a Ranger e o veículo à frente. Se detectar um veículo mais lento reduz automaticamente e quando a pista está livre retorna para a velocidade que havia sido programada. Para os declives acentuados há o Controle Automático em Descidas, que, quando acionado e ajustado pelo acelerador ou botões do piloto automático no volante, desacelera automaticamente o veículo, conforme necessário, para manter a velocidade programada em declives acentuados, mesmo em superfícies escorregadias.  
 
Sistema do assistente de pré-colisão


Caso o motorista opte por não utilizar o piloto automático adaptativo, há vários sistemas que podem evitar acidentes. Um deles é o Alerta de Colisão. Que, quando há risco de batida, emite um aviso luminoso e sonoro no painel de instrumentos. Além disso, os freios são pré-carregados, permitindo uma resposta rápida do sistema, se necessário. Outro sistema é o Autônomo de Frenagem, que detecta se o veículo a frente parou inesperadamente ou um pedestre saiu para a estrada e aplica o freio automaticamente se você não o fizer, parando a picape sozinho.  

Sistema de controle de frenagem autônoma
Para a condução noturna, alguns assistentes tornam a direção mais segura. A Ranger conta com faróis baixos em xênon e farol alto automático. Ou seja, ele liga e desliga automaticamente ao detectar um veículo à frente ou na direção contrária e, depois, reacende novamente se não houver outros veículos próximos, proporcionando máxima visibilidade e segurança. O motorista também não precisa se preocupar em ligar e desligar os limpadores do para-brisas. Isso porque a Ranger conta com sensor de chuva e retrovisor eletrocrômico. Os limpadores funcionam automaticamente assim que detectam as primeiras gotas no vidro. Além disso, essa tecnologia regula a velocidade dos limpadores de acordo com a intensidade da chuva. Já o retrovisor eletrocrômico atenua luzes recebidas dos faróis de outros veículos, evitando o ofuscamento da visão do motorista.

Está chovendo? Não é preciso procurar a chave do carro no bolso, na bolsa ou no casaco: a da Ranger conta com sensor de presença e de partida (Ford Power). Quando o sistema inteligente detecta a chave, o condutor acessa a picape ao tocar na maçaneta.  

A Ranger tem boa capacidade de superar trechos difíceis, graças à tração 4X4 com reduzida


Recursos de segurança são o que não falta na Ford Ranger e a tornam mais segura durante o percurso. Essa picape conta com Sistema Anticapotamento que por meio do monitoramento contínuo da aceleração lateral do veículo, sua velocidade e alterações de direção, identifica eventuais situações de risco através do controle de estabilidade para garantir a segurança. Tem ainda o Controle Adaptativo de Carga, que ajusta automaticamente os parâmetros de força de frenagem em cada uma das rodas em função do carregamento do veículo, garantindo muito mais segurança e durabilidade dos freios. E tem mais. Vai transportar trailer ou reboque? A Ranger conta com Controle de Oscilação de Reboques, que por meio dos recursos avançados de controle de tração e estabilidade do AdvanceTrac monitora e corrige automaticamente qualquer instabilidade encontrada no trailer ou reboque, de modo a manter o veículo em sua trajetória, permitindo uma condução mais segura.  

Tem dificuldade com saídas de veículos nas subidas? A Ranger pode te ajudar nesse quesito. Ela está equipada com Assistente de Partida em Rampas, que mantém os freios da picape acionados, facilitando a partida. Mesmo com a Ranger totalmente carregada, a frenagem é mantida por cerca de três segundos após o motorista liberar completamente o pedal do freio. Falando em assistente, a picape da Ford tem também Sistemas Auxiliares de Estacionamento com sensores na dianteira e na traseira, tornando as manobras muito mais fáceis e rápidas. Um alerta sonoro indica a aproximação de objetos. Ao engatar a marcha a ré, a câmera traseira e automaticamente acionada, projetando faixas na imagem da tela do painel central com barras de esterço para orientar o motorista.   
A capacidade de carga da Ford Ranger é de 1001 quilos

Em um momento voltado para tanta conectividade, a engenharia da Ford se preocupou em oferecer o que há de melhor em tecnologia com o SYNC 3, um sistema multimídia inovador e exclusivo da Ford que equipa a Nova Ranger. Foi desenvolvido para permitir uma interação intuitiva com o veículo. Possui uma tela 8" sensível ao toque, no console central, que concentra todos os controles e funções: entretenimento, climatização, telefone, navegador GPS com mapas em português. Isso sem falar nas duas telas LCD 4,2" no painel de instrumentos, por onde o motorista pode configurar e visualizar as funções do veículo. O sistema conta ainda com duas entradas USB, conexão bluetooth®, conectividade com Android Auto e Apple Carplay e AppLink, além de permitir controlar funções de áudio e navegador sem tirar as mãos do volante.

Para não fugir muito das avaliações tradicionais, vamos aos números: a Ranger Limited tem motor a diesel de 3,2 litros, 200 cavalos e 47,91 mkgf de torque máximo. A transmissão é automática de seis velocidades. Capacidade de carga da caçamba é de 1.180 litros ou 1001 quilos. Importante também ressaltar a capacidade de reboque, muito utilizado nestas picapes de luxo, para puxar barcos, jet, motocicletas e até trailers de animais: 2650 quilos com freio auxiliar e 750 sem o freio auxiliar.  



Vídeos
Veja como atuam:
Controle de estabilidade e tração/Capacidade de rodagem
https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/permalink.html?VideoId=6053127437001
e Controle de frenagem autônoma
https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/permalink.html?VideoId=6053129879001