Publicidade

brasilemundo

EUA e Rússia concordam em manter diálogo para evitar crise por Ucrânia

EUA e Rússia concordam em manter diálogo para evitar crise por Ucrânia

| Estadao Conteudo -

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que os Estados Unidos devem responder formalmente às alegações da Rússia de que as potências ocidentais ameaçam a segurança russa, no momento em que os dois lados continuam a conversar sobre como reverter uma possível invasão russa à vizinha Ucrânia.

A Rússia concentra cerca de 100 mil soldados perto da fronteira ucraniana, em resposta ao que considera ameaças à sua segurança feitas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O fato cria uma das maiores crises entre Moscou e o Ocidente desde a Guerra Fria.

O governo russo culpa a Otan por ameaçar sua segurança e solicitou uma resposta por escrito a suas demandas. Os EUA e autoridades ocidentais rejeitaram as demandas, mas Blinken concordou em responder em detalhe às preocupações russas e em fornecer propostas por escrito de medidas recíprocas para melhorar a segurança na região, disse ele a repórteres, após reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

Blinken advertiu que qualquer medida contra a Ucrânia levaria a sanções financeiras ou a outras medidas dos EUA. Lavrov sugeriu que a Rússia teve uma pequena vitória ao convencer os EUA a fornecer respostas por escrito, na próxima semana. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais notícias


Publicidade