Publicidade

brasilemundo

PF abre inquérito para apurar mudança na cor de águas em Alter do Chão (PA)

PF abre inquérito para apurar mudança na cor de águas em Alter do Chão (PA)

| Estadao Conteudo -

A Polícia Federal (PF) informou neste sábado, 22, que abriu um inquérito para investigar mudanças na tonalidade das águas no Rio Tapajós, em Alter do Chão (PA). De acordo com o órgão, peritos foram enviados ao local e farão um sobrevoo na segunda-feira, dia 24.

A tonalidade nas águas já estava sendo alvo de análises da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Governo do Pará. O Ibama e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado (Semas) realizaram uma inspeção de emergência no rio nesta semana e coletaram amostras, que foram encaminhadas para análise após a água apresentar coloração turva - não característica na região.

De acordo com a PF, farão parte da comitiva o ICMBio, Ministério Público, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pesquisadores da universidade.

"Além disso, os peritos da PF irão colher amostras da água turva em diferentes pontos do rio para posterior análise e laudo pericial", informou a PF neste sábado.

Mais notícias


Publicidade