SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu o juiz Merrick Garland como novo secretário de Justiça, preenchendo assim o principal cargo que ainda não estava definido em seu governo.
Garland, 68, foi indicado em 2016 pelo então presidente Barack Obama de quem Biden era vice para a Suprema Corte. Seu nome, porém, precisava ser confirmado pelo Senado, mas a maioria republicana na Casa se recusou a analisar a escolha.
No fim, Donald Trump acabou indicando Neil Gorsuch para a vaga, e o magistrado foi confirmado pelos senadores em abril de 2017.
Garland continuou atuando como juiz da Corte de Apelações para o Circuito do Distrito de Columbia (que tem papel semelhante no sistema judiciário americano ao dos Tribunais Regionais Federais no Brasil), tribunal no qual está desde 1997, presidindo-o entre 2013 e 2020.
Assim como as indicações para a Suprema Corte, o secretário de Justiça também precisa ter seu nome confirmado no Senado. Agora, porém, os democratas estão perto de reconquistar a maioria na Casa, o que deve facilitar a aprovação de Garland.
O novo secretário é formado em estudos sociais e em direito pela Universidade Harvard e é considerado um centrista em assuntos judiciais.
- Publicidade -
Biden escolhe juiz indicado por Obama para a Suprema Corte como novo secretário de Justiça

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -