Publicidade

acontece no circuito

Cidades do Circuito vão integrar rota gastronômica do estado

Quarta etapa da iniciativa abrange municípios das regiões turísticas do Circuito das Frutas, Águas e Flores Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Vista do Lago Girardeli, em Monte Alegre do Sul (Foto: On/Circuito das Águas)
As nove cidades do Circuito das Águas Paulista estão em uma pré-seleção para integrar uma rota gastronômica com estabelecimentos comerciais a serem visitados no estado de São Paulo. O projeto do governo estadual já conta com três destinos no programa SP Pra Todos, sendo nas regiões do Vale Ribeira, Vale do Paraíba & Mantiqueira e Baixada Santista & Litoral Norte.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, esta quarta etapa da Rota Gastronômica será composta por 15 estabelecimentos do setor alimentício presentes nas regiões turísticas do Circuito das Frutas, Águas e Flores Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes. Veja as cidades abaixo.

Segundo a pasta, a previsão de lançamento ainda não foi definida. Entretanto, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo prevê sete rotas até setembro deste ano.

O programa Rotas Gastronômicas tem o objetivo de valorizar a gastronomia em todo o estado, como instrumento de fomento e desenvolvimento econômico para cidades, estabelecimentos, produtores e comerciantes.

Confira as cidades participantes por região

*Circuito das Frutas: Atibaia, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Morungaba, Indaiatuba, Jarinu, Louveira, Valinhos e Vinhedo.

*Circuito das Águas e Flores: Jaguariúna, Monte Alegre Do Sul, Pedreira, Serra Negra, Socorro, Holambra, Amparo, Lindóia e Águas De Lindóia.

*Bem Viver: Americana, Campinas, Santa Bárbara D'oeste, Elias Fausto, Nova Odessa e Sumaré.

*Roteiro dos Bandeirantes: Santana de Parnaíba, Araçariguama, Itu, Salto, São Roque, Porto Feliz e Cabreúva.

De acordo com a Secretaria, "a definição dos estabelecimentos que integrarão esta Rota Gastronômica acontecerá apenas no final de março, quando será realizada a gravação da ação de ativação junto aos produtores selecionados (via Youtube)", diz trecho da nota.

Candidatos do Circuito

A estância de Amparo foi pré-selecionada para o programa Rotas Gastronômicas, do governo do estado de São Paulo, com a Fazenda Atalaia. O estabelecimento histórico na cidade é conhecido por queijos e leites que são produzidos no local.

Leia mais:  
Fazenda em Amparo tem visita histórica e degustação de queijo

A cidade de Jaguariúna foi escolhida com o Botequim da Estação, um tradicional restaurante localizado no Centro Cultural. Em Lindoia, foram selecionados dois empreendimentos. O Engenho Cavalo de Tróia é conhecido por seus licores, vinhos, cachaças e pelo famoso sorvete de queijo. Já o Rancho do Leitão tem a panceta de rolo como o seu carro chefe.

Já em Socorro, dois estabelecimentos foram pré-selecionados e estão na disputa. Enquanto o Rancho Pompéia se destaca com um delicioso café caipira, o Armazém da Terra concorre com a moqueca de tilápia.

Publicidade