O Circuito das Águas Paulista oferece diversas opções de passeio durante o feriado prolongado do Dia de Finados, data comemorada nesta terça-feira (2). Entre as atrações estão roteiros gratuitos e pagos, destinados a toda a família e disponíveis durante dias chuvosos. Confira as opções por cidade abaixo.
Balneário Municipal de Águas de Lindoia
O Balneário Municipal de Águas de Lindoia oferece uma exposição gratuita com sete esboços do escultor ítalo-brasileiro Galileo Emendabili (1898-1974). A mostra é composta por obras realizadas durante o período em que o artista esteve instalado na estância no Circuito das Águas, na década de 1970.
De acordo com a administração municipal, as peças são inspiradas em monumentos e se relacionam à história da estância de Águas de Lindoia. A visitação é aberta ao público em geral e ocorre de terça-feira a domingo, das 7h às 13h. A entrada é gratuita.
Além disso, o Balneário oferece uma série de banhos termais. Os serviços são oferecidos ao público com preços variados, a maioria abaixo de R$ 50. O balneário ainda conta com espaços como emanatório, SPA, piscinas e paisagismo.
Leia mais
Banhos terapêuticos põem Águas de Lindoia na mira de turistas
O Balneário Municipal de Águas de Lindoia está localizado na Praça Dr. Francisco Tozzi, nº 01. O funcionamento é de terça-feira a domingo. Os telefones para contato são (19) 3824-1435, (19) 3924-9224 e (19) 3924-9222.
Museu de Holambra
Fundada pelos holandeses em 1948, a estância turística de Holambra tem sua trajetória e história contadas no Museu de Holambra. O Foto Hall conta com informações sobre a imigração e colonização dos holandeses por meio de fotos, vídeos e objetos.
Na área externa do museu, é possível conhecer maquinários e tratores antigos, além de réplicas de casas mobiliadas ao estilo da época. A visitação ocorre de sábado, domingo e feriados, das 10h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3802-2053.
O Museu de Holambra está localizado na Alameda Maurício de Nassau, nº 894, no Centro.
Casa da Memória de Jaguariúna
A Casa da Memória de Jaguariúna sedia sua 12ª exposição fotográfica na mostra intitulada “Memorial Padre Gomes”. A exposição reúne 822 fotos que recriam a história e homenageiam o padre benemérito Antônio Joaquim Gomes. A entrada é gratuita.
Segundo o Memorial, a pesquisa fotográfica tem como objetivo reconstituir a trajetória do vigário, que realizou ao longo de sua vida inúmeras ações filantrópicas em Jaguariúna. Através das imagens, divididas em 38 painéis, será possível acompanhar o crescimento da vida espiritual e das obras do religioso, paralelamente ao desenvolvimento da cidade.
Na densa apresentação de fotos complementadas por legendas, serão mostradas desde a origem baiana do padre, que nasceu em 1907, em Remanso, até sua migração aos 18 anos para o Estado de São Paulo, em 1925.
A Casa da Memória Padre Antônio Joaquim Gomes fica na Rua Alfredo Bueno, 1206. O funcionamento do local é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. O acervo da Casa da Memória pode ser consultado através de seu novo site.. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3937-4062.
Estação Ferroviária de Pedreira
Construída nas terras do Capitão José Pedro de Godoy Moreira, a estação rodoviária de Pedreira foi aberta em 1875. Segundo relatos históricos, a estação deveria abrigar o ramal de Areia Branca, que seguiria para o bairro de mesmo nome no município de Amparo. Entretanto, o ramal nunca foi construído.
Em meados dos anos de 1916, a Mogiana anunciou a reconstrução do local, mas, dois anos mais tarde, o projeto foi reconsiderado.
Com arquitetura e características preservadas desde a época de sua construção, a Estação Ferroviária de Pedreira sedia uma feira de artesanato nos dias atuais. Os expositores vendem produtos como artigos em porcelana, cerâmica, faiança, madeira, resina, gesso, entre outros.