- Publicidade -
acontecenocircuitoSantuário faz de Monte Alegre do Sul uma referência de fé

Santuário faz de Monte Alegre do Sul uma referência de fé

Estrutura foi construída em 1909 em homenagem ao Senhor Bom Jesus e conta com elementos dos estilos renascentista e barroco

- Publicidade -

Santuário Senhor Bom Jesus em Monte Alegre do Sul (Foto: Bianca Ramos)

 O Santuário do Bom Senhor Jesus em Monte Alegre do Sul possui um acervo de pinturas e vitrais centenários em seu interior. Ele é o único do Circuito das Águas Paulista, que é composto por nove cidades, e recebe romarias desde 1997, quando foi restaurado. 

A estrutura foi construída em 1909, a partir de um projeto do italiano Henrique Mondelli. O Santuário é concebido em arquitetura neoclássica, com elementos dos estilos artísticos da Renascença e do Barroco. A festa do padroeiro é realizada no dia 6 de agosto e atrai turistas de vários municípios. O pároco é o padre Erique Fernando Bordini. 

A origem do Santuário

Em 1873, Theodoro de Assis encontrou uma imagem do Senhor Bom Jesus às margens do ribeirão, no dia 6 de agosto. Por ser um homem simples, ele decidiu erguer uma pequena capela de pau a pique no terreno do seu patrão para abrigá-la.

Entretanto, o senhor das terras não aprovou a iniciativa e mandou demolir a construção. Perseverante em sua missão, Theodoro conseguiu o apoio de Lourenço de Godoi e ambos encontraram um novo local para erguer uma capela, onde atualmente fica a Praça Bom Jesus.

Com o crescimento do bairro e da cidade, foi necessário aumentar a sede do templo. Ao lado dos devotos moradores, o capitão José Inácio decidiu construir uma igreja ainda maior em 1882. Na época, Alexandrino do Rego Barros foi nomeado pároco.

- Publicidade -

Desde então, o Santuário do Senhor Bom Jesus nunca mais mudou de lugar. Devido às suas conquistas, Theodoro de Assis é conhecido como o fundador de Monte Alegre do Sul. Além da comemoração do padroeiro da cidade, o dia 6 de agosto também é considerado o dia da fundação da estância.

Acervo histórico

O projeto arquitetônico do Santuário do Bom Senhor Jesus é inspirado na igreja italiana “Il Gesú” (de Jesus), que fica localizada em Roma, na Itália. Rico em detalhes, o altar-mor é entalhado em madeira, enquanto os demais altares são confeccionados em mármore esculpido.

Um dos atrativos aos olhares dos visitantes é a imagem do padroeiro Senhor Bom Jesus que está localizada em um ponto alto e central do altar. Ela chegou ao Santuário em uma romaria realizada pelo Bispo Dom Nery, de Campinas.

Outra imagem ainda mais antiga, da época em que existia a capela, está exposta em um oratório na lateral da construção. Ela é datada dos anos entre 1870 e 1899. Enfeitado com diversas obras e vitrais centenários, o Santuário também abriga diversas pinturas do renomado artista italiano, Domenico Rocco.

Visitação

O Santuário do Bom Senhor Jesus é um patrimônio histórico da estância de Monte Alegre do Sul. Localizado na Praça Bom Jesus, nº 10, no Centro da cidade, ele é uma ótima opção de passeio para toda a família.

Devido a pandemia do novo coronavírus, o local está aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -