Trilhas, montanhas e esportes de aventura são algumas das ofertas de cidades do Circuito das Águas aos turistas no Carnaval. Lindoia, Serra Negra e Socorro cancelaram os eventos oficiais, mas contam com a natureza como contrapartida. Veja algumas dicas:
LINDOIA
Quem deseja um passeio em contato com a natureza, há a opção de se aventurar pela Trilha do Barnabé, em Lindoia. A estrada rural faz parte da rota turística “Caminhos pro Interior”, que percorre a Serra da Mantiqueira.
A trilha é aberta ao público, sem a necessidade de pagar nada para atravessá-la. Com cerca de 3 km de extensão, o trajeto tem início no bairro do Barrocão, com acesso pela avenida Dr. Antônio Ângelo Merola, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O desafio termina em uma pequena capela, com vista panorâmica das cidades da região e um admirável pôr do sol. Por isso é muito procurada no período da tarde. A dica é uma parada obrigatória no Bar do Zé Mandioca para degustar uma porção que faz jus ao apelido do dono da casa.
Fique ligado! Quem for retornar a pé deve ficar atento: é uma estrada rural e sem iluminação artificial.
SERRA NEGRA
Conhecida pelo comércio de roupas e malhas, Serra Negra possui um corredor de lojas aberto durante o feriado. Enquanto estiver passeando pela estância, o turista também pode visitar o Alto da Serra, atração que oferece uma vista panorâmica de dez cidades da região a uma altitude de 1.310 metros.
O acesso ao local é feito pela rua 14 de julho e o ponto turístico possui diversos atrativos aos visitantes. Após uma revitalização realizada no ano passado, o local conta com praça de alimentação, sanitários, mirantes e salas de apoio em contêineres para os praticantes de voos, uma vez que a licença de permissão de uso do local pelo Clube de Voo Livre foi renovada por mais seis meses em agosto.
SOCORRO
A uma altitude de 1.250 metros acima do nível do mar, a Pedra Bela Vista proporciona uma vista panorâmica da Serra da Mantiqueira para os turistas que visitam Socorro. O lugar também é indicado para vislumbrar um belo pôr do sol.
Quanto à gastronomia, o parque oferece o famoso Pan de Palo, uma experiência na qual o visitante assa o seu próprio pão em uma haste de madeira na fogueira e, em seguida, adiciona o recheio.
OUTRAS DICAS
Além disso, Socorro disponibiliza bicicletas gratuitamente para moradores e turistas que desejam realizar um passeio pelo Parque da Cidade “João Orlandi Pagliusi”, através do Projeto “Bike para Todos”.
Vale a pena ainda se arriscar em um passeio de rafting pelo Rio do Peixe. Basta procurar por uma das inúmeras empresas especializadas em esportes de aventura da cidade.