Aguarde...

colunistas e blogs

Pet shop se reinventa e dribla mercado em meio à Covid-19

Loja, que foi aberta no começo deste ano, não deixou a peteca cair; especialista em economia dá dicas para o setor

| Especial para ACidade ON

Totó na Pet Store
 Uma pet shop de Indaiatuba não está cobrando taxas para entregar as compras feitas na loja. A iniciativa é para sobreviver nesses tempos de pandemia.   

Em Indaiatuba, a entrega grátis vale para compras a partir de R$ 49,90. Já em Campinas, de R$ 99,90. Esses valores estão bem abaixo dos cobrados pelas principais empresas do setor. O prazo de entrega também é menor do que o da concorrência.  

A loja está aberta a parcerias com ONGs. Para os animais que forem adotados, dará de graça o banho e a primeira consulta veterinária. Dará também descontos no pacote de vacinas e no enxoval do bichinho.  

A Pet Store foi aberta em janeiro, mas, com apenas quatro meses de vida, está tendo que se reinventar. Isso porque, assim como as demais empresas, precisou se adequar (às pressas) à nova ordem comercial ditada pelo confinamento (gerado pela Covid-19).  

"Março chegou com a pandemia e já me deu um certo desespero, porque eu tenho uma vida ali dentro investida", declara o microempresário Leandro Marinho Machado, proprietário da Pet Store. 

A ideia era firmar a loja física, para depois, no futuro, abrir o e-commerce. Mas, o negócio recém-aberto teve que desenvolver urgentemente as vendas on-line.  
 
Coragem  

Há dois anos, Machado sonhava em abrir o negócio. 

Em janeiro, o abriu, pensando em oferecer produtos diferenciados, tendo tudo que as grandes marcas têm, mas em pequenas quantidades.  A ideia era ir crescendo aos poucos, até virar uma franquia.  

Para os meses de janeiro e fevereiro, o resultado inclusive foi bem melhor do que o esperado. Mas, em março, as vendas caíram por conta do coronavírus.  

Entretanto, o empresário é otimista e vê na crise uma oportunidade:

"Surgiram novos campos, e quem ama cachorro não vai deixar de cuidar bem - só colocou algumas limitações. Vai ter muita mudança depois do confinamento, e eu quero me preparar. Não vai ser fácil, mas tô batalhando, e, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Vamos pra cima. Quero aumentar minha vendas, facilitar pro meu cliente e manter o mesmo padrão de saúde e de conforto oferecidos. Vamos sair bem dessa, se Deus quiser".   
  
Produtos do setor incluem até enxoval 
Dicas de economista 

Se antes da epidemia a inovação já era o caminho para as pet shops sobreviverem, com o confinamento, é crucial.  

"Precisarão se reinventar para continuar sendo lucrativas em um contexto de queda de renda, onde as pessoas irão rever drasticamente o padrão de consumo", afirma o professor Izaias de Carvalho Borges, diretor do curso de Ciências Econômicas da PUC-Campinas.  

"Embora ainda seja muito cedo para fazermos previsões, o que é certo é que a demanda irá cair. No setor pet, é provável que a queda seja grande porque muitos serviços e produtos são vistos como supérfluos, e, os essenciais, como ração, sofrem concorrência com outros tipos de comércio, como supermercados, por exemplo", acrescenta o especialista.   
 
Professor Borges, diretor do curso de Ciências Econômicas da PUC-Campinas
Borges dá ainda as seguintes orientações:  

1-) Aumente a eficiência via redução de custos. Corte o excesso e o supérfluo. Fique com o essencial.  

2-) Como uma parte das pessoas não estão indo às lojas por precaução, ofereça serviço a domicílio (banhos, tosas, delivery para ração e outros produtos).  

3-) Aproxime-se dos clientes, oferecendo ajuda online (como, por exemplo, vídeos com dicas de como cuidar do pet). Isso porque um dia a crise vai passar e as pessoas vão voltar a gastar com animais.  

4-) Tenha cuidado redobrado na abordagem, porque as pessoas estão ansiosas, assustadas e algumas, infelizmente, de luto.  
5-) Reveja os preços dos produtos e serviços já existentes (alguns serão consumidos se forem mais baratos). Diversifique a oferta, incluindo novas mercadorias que compensem a queda na demanda das já existentes.

Mais do ACidade ON