Aguarde...

colunistas e blogs

Tour online pelo Museu do Ipiranga inclui voo de balão

Tour virtual gratuito pelo museu mais antigo de São Paulo dá ideia de como será local após reforma. Conclusão está prevista para Setembro de 2022

| ACidadeON Campinas

Novo Museu do Ipiranga, em São Paulo, deverá ser entregue em Setembro de 2022
Imagine só, fazer um passeio pelo Museu do Ipiranga, sem sair de casa? Pois é, o tour virtual gratuito, que inclui um voo de balão sobre o jardim do Palácio, está disponível a todos, mas somente no mês em que se comemora a Independência do Brasil, ou seja, até 30 de Setembro. 

A experiência virtual foi chamada de "Exposição em pílulas". O objetivo é dar acesso ao espaço, que está fechado e em reforma. As informações são do laboratório farmacêutico EMS, um dos patrocinadores do projeto de restauro e modernização do Museu do Ipiranga, em São Paulo-SP.

A exposição inclui duas mostras inéditas, que estão em uma plataforma criada pelo Museu para levar o visitante a um passeio em 3D pelos jardins e parte do edifício histórico.

Em uma das mostras, a "Personagens da Independência", há um acervo de quadros de personagens significativos desse período da História do Brasil, como Dona Leopoldina e Joaquim Lima e Silva.

Obras suspensas por dirigíveis em Tour Virtual pelo jardim do Museu do Ipiranga
A outra é "Dirigíveis de Santos Dumont" e inclui uma viagem aérea aos jardins e a um acervo pouco conhecido do Museu, mostrando como esse brasileiro já pensava à frente de seu tempo. A exposição faz parte da campanha Ecos do Ipiranga, que o Museu do Ipiranga promove para comemorar o Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro).

Pelo do aplicativo também é possível participar de um quiz sobre curiosidades do Museu, jogar mini-games e conhecer algumas características da fachada do edifício. É possível escolher entre oito avatares com variações de gênero, idade e etnia, além de diversas opções de roupas.

O Museu do Ipiranga Virtual surge de pesquisas realizadas pelo EACH - USP em parceria com o Museu e tem apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP. O acesso pode ser pelo computador ou aplicativo, disponível no site oficial e em lojas de aplicativos para Android e iOS. 

Se está à procura de atividades culturais online, confira também minhas sugestões com acesso gratuito em publicação especial do Embarque40Mais.

Passeio permite experiência realística 

Personagens da independência podem ser visitados em mostra virtual

Desenvolvido todo em 3D, o programa permitirá que o visitante se mova por meio de um personagem e se sinta de fato dentro do Museu do Ipiranga.

A sala percorrida e as obras lá disponíveis têm tamanho proporcionalmente fiel ao original e podem ser ampliadas e apreciadas "de perto". Além disso, os quadros, selecionados por uma curadoria do próprio Museu, trazem informações em texto e áudio.

E é em um balão que podemos passear pelo icônico jardim em estilo francês, projetado no início do século XX. Durante o passeio, visitamos imagens sustentadas por dirigíveis, com dados sobre as obras e o patrono da aviação brasileira.

Como acessar o tour online no Museu do Ipiranga?

ONDE: No site oficial do projeto.

QUANDO: O projeto "Exposição em Pílulas" estará disponível de 7 a 30 de Setembro de 2020.

COMO: Para ter acesso à visita, é preciso realizar um pré-cadastro no site oficial com e-mail e senha.

QUANTO CUSTA: Gratuito.  

Sobre o Museu do Ipiranga 

Fechado para reforma desde 2013, o Museu do Ipiranga da USP seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. 
A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).

As obras se iniciaram em Outubro do ano passado e a expectativa é que seja reaberto em Setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e fica dentro no Parque Independência.

Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se a sede do Museu do Estado em 1895. É o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.

Referências:  

Texto editado pela jornalista Michele da Costa, com informações fornecidas pela Assessoria de Imprensa da EMS e imagens do Novo Museu do Ipiranga.

Mais do ACidade ON