Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

BLOG: Domingo é dia da 'Garupa da Alegria'

Ação levará 40 crianças e jovens atendidos por instituições públicas para um passeio pelas ruas de Campinas em motos e carros esportivos

| Especial para ACidade ON

Grupo durante passeio realizado em 2018: agora serão 30 motos de alta cilindrada e 10 carros esportivos                    (Fotos: Divulgação)

Domingo é dia de levar as crianças para passear. Mas este domingo, dia 16 de junho, será diferente para algumas crianças. Um grupo de aficionados por motocicletas e carros esportivos de alta potência, de Campinas e região, se reunirá em prol de uma ação social: transportar aproximadamente 40 pessoas com deficiência, durante um passeio pelas ruas de Campinas.  

Os participantes têm a idade mínima de 07 anos e são atendidos pelas instituições: Casa da Criança Paralítica de Campinas, Centro de Educação Especial Síndrome de Down e pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Valinhos. A concentração dos participantes da Garupa da Alegria será as 8 horas, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, de onde a carreata sairá as 9 horas. As entidades assistenciais interessadas em participar da edição 2020 do projeto devem realizar a inscrição gratuitamente pelo telefone (19) 3739.8888. 

A recreação inclusiva é realizada uma vez por ano pela concessionária de motos Ducati Campinas e tem como agente mobilizador o projeto Pernas de Aluguel. A iniciativa nasceu em 2018, com o objetivo de proporcionar momentos de descontração e sociabilização para pessoas com deficiência física ou intelectual, muitas das quais não teriam a oportunidade de sentir a emoção de um passeio de moto ou em um carro de alta potência, com total garantia da sua integridade física.

Criança curte a alegria do passeio dentro de um carro superesportivo
Diversão em alta cilindrada

Para muitos dos participantes, o evento é uma oportunidade de diversão diferenciada. Segundo Luiz de Cássio Pereira, pai de Helena, de 14 anos, que tem má formação cerebral (cranioestenose) e participa da Garupa da Alegria desde a primeira edição, a experiência reflete na autonomia dos jovens e ajuda a quebrar paradigmas: "é a realização de um sonho. Para Helena, que nunca havia andado de moto, gerou muita expectativa. É uma ação importante porque mostra para esses jovens que eles podem, que eles têm opções. É sobre se divertir sendo eles mesmos. A iniciativa, sem dúvida, faz diferença na vida dessa molecada", afirma Pereira.

Nessa edição, 30 motos de alta cilindrada na sua maioria Ducati e 10 carros esportivos das marcas: Porshe, BMW, Nissan, Subaru e outras, conduzidos, respectivamente, por integrantes do Desmo Owners Club Campinas (DOCC) e do Seven Race Club, todos voluntários, farão o transporte do grupo, com total segurança e comodidade. O trajeto será feito com apoio técnico da EMDEC. André Hawle, gerente geral da Ducati Campinas, explica que o projeto ganhou maior proporção, o que obrigou a organização a alterar os locais de concentração e de chegada. "A adesão por parte das entidades e o engajamento dos pilotos voluntários cresce a cada edição. Este ano também recebemos o apoio do Galleria Shopping, que oferecerá um brunch para os jovens, contribuindo para o clima de confraternização proposto", reforça Hawle.  

Pernas de aluguel

Para João Marcelo Eleotério, coordenador do projeto Pernas de Aluguel a Garupa da Alegria representa integração. O Pernas de Aluguel é parceiro da ação desde a primeira edição e é responsável por convidar as instituições. João Marcelo explica que, a cada edição, um grupo é contemplado. No entanto, há jovens que fazem questão de participar sempre. De acordo com ele, são realizadas previamente avaliações físicas e clínicas de cada caso e, aqueles que apresentam as condições necessárias para a atividade, são direcionados para as motos ou os carros, onde há todo aparato de segurança.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Serviço:
Garupa da Alegria 2019

Quando: domingo, 16/06, das 8h às 11h
Onde: Concentração e saída - Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim (Rodovia Heitor Penteado, km 3), Campinas, SP. Chegada - Galleria Shopping (Av. Bailarina Selma Parada, 505 - Jardim Nilópolis), Campinas, SP
Quanto: Gratuito para os inscritos
Informações e inscrições: 19. 3739.8888 (com André)

TEXTO e fotos enviados pela assessoria de imprensa do evento

Mais do ACidade ON