Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Saúde a distância: você pode se consultar pela internet

Atendimentos remotos na área de saúde já são uma realidade e beneficiam pacientes que não querem cortar vínculo com o profissional de sua confiança

| ACidadeON/Ribeirao


Você consegue se imaginar em uma consulta com um psicólogo ou nutricionista pela internet? Se isso ainda lhe soa estranho, temos uma notícia: essa já é uma realidade e muitas pessoas vêm se beneficiando da tecnologia para cuidar da saúde com atendimentos a distância.  

Há quem garanta, por exemplo, que não há diferença alguma entre o atendimento físico e via internet e que há muito mais vantagens em contar com a tecnologia na relação profissional e paciente.  

Psicoterapia via Skype  

Desde que o Conselho Federal de Psicologia aprovou e regulamentou o atendimento remoto, no ano passado, a psicóloga Flávia Cáceres viu uma oportunidade de continuar atendendo pacientes de longa data que se mudaram de cidade.
Atualmente, Flávia realiza sessões individuais de psicoterapia em seu consultório, para pacientes que estão em Ribeirão Preto e também, remotamente, via Skype.  

Desde 2012, o Conselho Federal de Psicologia autoriza este tipo de atendimento, porém, era necessário que o profissional estivesse credenciado a alguma plataforma específica e o número máximo permitido eram 20 sessões. Em novembro de 2018, esta exigência foi derrubada, passando a ser autorizado o uso de qualquer tipo de ferramenta de comunicação a distância sem número máximo de atendimentos.     

A psicóloga Flávia Cáceres: possibilidade de manter o vínculo entre paciente e terapeuta

Segundo a psicóloga, o formato a distância não difere em absolutamente nada em relação ao atendimento presencial. "O atendimento psicoterapêutico não deixa de ser pessoal. Há o olhar atento, o acolhimento, a escuta qualificada e a atenção presente".  

A única questão sobre o atendimento remoto é para pessoas que passaram por situações de abuso ou violência. Neste caso, a indicação é o atendimento e acolhimento presencial.  

Flávia ainda expõe a grande vantagem que existe entre pacientes que precisam mudar de cidade e não querem trocar de profissional. "A internet pode favorecer quem tem um vínculo de confiança com seu terapeuta. Uma vez que a conexão entre os dois é estabelecida, ela se mantém assim como muita gente mantém relacionamentos de amizade virtual, por exemplo", explica.  

Um dos casos mais memoráveis da psicóloga foi um atendimento remoto a um paciente com dificuldades para compreender e aceitar a homossexualidade. Com as sessões de terapia online, o paciente conseguiu eliminar comportamentos autopunitivos e superar suas dificuldades, vivendo hoje com mais amor próprio. "Me sinto extremamente realizada e satisfeita por poder mostrar para essa pessoa a chave da liberdade de ser".   

Uma de suas pacientes, a engenheira agrônoma e empresária Lucianne Ferraz, alterna entre atendimentos presenciais e online. Ela acredita que a proximidade com a psicóloga a ajudou a dar um rumo melhor para a sua vida. "Vejo vantagens nos dois formatos. Em muitas situações eu acionei a Flávia em horários diversos porque eu precisava tomar uma atitude, consegui falar sobre o que estava me incomodando e ter alguma diretriz", explica.  

Nutrição online  

A nutricionista Marcia Daskal também compartilha o mesmo sentimento de satisfação profissional da psicóloga Flávia. Baseada em São Paulo, Marcia atende em seu consultório e também dá continuidade a pacientes que estão em Roraima, Tocantins, Brasília e outros locais. "Às vezes, a pessoa está numa cidade muito pequenininha e lá não existe um profissional especializado no que ela precisa. Por exemplo, os maiores especialistas em alergia alimentar estão nos grandes centros", explica.    

Nutricionista Marcia Daskal: pacientes no Brasil e no exterior

Ela conta também que muitos de seus pacientes foram morar no exterior e o atendimento a distância possibilita que o vínculo entre eles seja mantido, dando seguimento às orientações em momentos difíceis de adaptação alimentar.  

No entanto, o Conselho Federal de Nutricionistas permite que o atendimento online seja realizado apenas depois de uma consulta presencial com o profissional. "Dessa forma, podemos continuar atendendo pessoas com dificuldade de locomoção, com alguma deficiência ou mesmo pessoas enfraquecidas por alguma doença. Se não fosse por isso, este tipo de paciente não teria nenhum tipo de atendimento". Em casos mais graves ou de alta co mplexidade, segundo a nutricionista, o paciente é encaminhado à consulta presencial.  

"Toda tecnologia tem seus benefícios e seus malefícios e isso depende do uso que se faz dela", diz Marcia, dando o exemplo dos aplicativos de transporte, que substituíram a necessidade de ligar para pedir um taxi. "Quando nos negamos a fazer uma consulta a distância, por exemplo, o paciente acaba recorrendo a blogueiros ou charlatães, o que é muito perigoso". 

Divã a distância  

A advogada Tatiana Stoco é adepta à psicanálise a distância desde que morou em outro país há dois anos. Atualmente, ela realiza suas sessões periodicamente por telefone devido à intimidade e conforto emocional com o profissional. Mas, durante alguns anos, usou a internet.  

"Quando a sessão era pela internet, ele até recomendava deitar em posição de divã e virar o computador para que sua voz ficasse atrás de mim, como numa sessão presencial. Se há alguma diferença no atendimento, ela vai desaparecendo com o tempo desde que a pessoa de adapte ao formato", explica.  

Ela conta que fez psicanálise durante 14 anos com consultas presenciais, mas que viu resultados muito mais efetivos com o novo terapeuta no formato a distância. "Afirmo com toda a certeza que só consegui fazer alguns movimentos importantes na minha vida enquanto estava fazendo análise a distância", conta, ressaltando que a eficiência da terapia depende também da qualidade do trabalho do profissional.

DICAS PARA UMA BOA EXPERIÊNCIA COM ATENDIMENTO A DISTÂNCIA  

- Verificar se o profissional tem registro no conselho referente à profissão
- Combinar valores e condições de pagamento antes do atendimento
- Reservar um lugar tranquilo e uma hora em que tenha certeza que não haverá interrupção
- Certificar a qualidade da sua conexão de internet
- Procure saber mais sobre o profissional, busque por avaliações ou feedbacks de ex-pacientes
- Peça indicações de amigos e conhecidos


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON