Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Recupere o equilíbrio com as terapias naturais da Ayurveda

Filosofia indiana é uma das mais antigas do mundo referente à saúde. A Ayurveda trata corpo, mente e espírito de forma integral com elementos naturais.

| ACidadeON/Ribeirao

 

O terapeuta Ricardo Garla: Medicina Ayurvédica aliada à Yoga para devolver o equilíbrio ao organismo  (Foto: Arquivo Pessoal)

Massagens, óleos essenciais, pós espoliantes, chás, respirações. Tudo isso faz parte de uma medicina oriental considerada a mais antiga do mundo. A filosofia médica Ayurvédica surgiu na Índia há mais de cinco mil anos e ainda hoje conquista mais e mais adeptos em busca de equilíbrio e saúde.  

O Ayurveda é um termo em sânscrito que significa "a ciência da vida" e para compreender sua filosofia, é preciso quebrar alguns paradigmas tão associados à maneira ocidental de lidar com saúde e doença. 

Um dos princípios da Ayurveda é entender que a doença física é a manifestação de um desequilíbrio emocional em estado avançado. Ou seja, trata-se de uma disfunção interna que, de tão avançada, manifesta-se em sintomas físicos. Por isso, as terapias ayurvédicas atuam em três dimensões: física, mental e espiritual, num processo contínuo em busca do equilíbrio e da plena saúde em todas elas.  

Durante a fase da identificação do problema, quando o paciente tem seu primeiro contato com o terapeuta ayurveda, uma das primeiras coisas que serão identificadas será o Dosha da pessoa. O Dosha é um perfil físico e mental e há três tipos deles. Sabendo dessas determinadas características, o terapeuta consegue indicar as ações mais apropriadas.  

Assim, dentro da terapia ayurvédica, é possível recorrer ao uso de medicamentos fitoterápicos, massagens específicas, aromaterapia, óleos essenciais, chás e outros elementos.   

NOVA MANEIRA DE ENCARAR A SAÚDE

O terapeuta ayurvédico Paulo Antonio de Paula Filho é formado há 16 anos e afirma que existe uma necessidade de encarar a questão da saúde por outro ângulo. Segundo ele, na Ayurveda, a pessoa passa a entender que algumas de suas doenças são fruto de um estilo de vida, de uma alimentação inadequada e de uma péssima relação nossa com vida.  

"Somos negativos. Escolhemos o que nos prejudica e mantemos isso por longos tempo. Resultado adoecemos. Quando procuramos um médico para tratar uma doença muitas vezes queremos que o médico tire este desconforto parecendo que isso não é nosso", diz.  

Segundo o terapeuta, o estresse do cotidiano deixa nosso corpo mais rígido, impossibilitando algumas de suas funções naturais. A massagem ayurvédicas desbloqueiam esta tensão e devolvem a fluidez do organismo.  

"Os óleos são dedicados com ervas e óleos essenciais trazem a pessoa para um equilíbrio. São utilizados também ervas em pó, sal grosso, ervas medicadas no leite fazendo trouxinhas para utilização nos procedimentos. Na consulta há uma adequação da dieta e da rotina diária de cada paciente", explica.     

Chás e alimentação de acordo com os Doschas são parte do processo de cura pela Ayurveda  (Foto: Unplpash)

DESCOBRINDO A AYURVEDA

O biólogo Ricardo Garla conheceu a medicina Ayurveda através de uma amiga durante uma expedição de pesquisa com tubarões, em Fernando de Noronha. Ele conta que já trabalhava voluntariamente com Reiki (técnica japonesa que busca a cura através da imposição das mãos sobre o paciente), e se encantou com a filosofia médica indiana. Posteriormente, fez um curso de formação completo em Florianópolis e há dois anos trata de pacientes com uma massagem ayurvédica que também utiliza princípios da Yoga.  

Segundo ele, esta modalidade de massagem possibilita trabalhar com o corpo todo do paciente, através de manobras vigorosas que atingem os tecidos mais profundos. Dessa maneira, também é possível identificar pontos de bloqueio energético que podem ser um nódulo originados de questões emocionais não resolvidas.  

Em alguns casos, o terapeuta pode utilizar os pés e o peso do próprio corpo para auxiliar.  

Ricardo conta que teve uma experiência marcante com um paciente. "Durante o tratamento, passei por uma região próxima ao ombro e, tentando soltar um ponto de tensão, vi que a pessoa ficou emocionada, com lágrimas nos olhos. Quando finalizamos, ela disse que o movimento a remeteu à mãe que teve um câncer", conta.  

A massagem, naquele caso, liberou um sentimento que ainda estava preso. "No dia seguinte, nos encontramos e a pessoa disse que chorou muito na noite anterior e que havia acordado muito bem, como se algo ruim tivesse saído de dentro dela".
Para Ricardo, também é possível aliviar algumas tensões do dia-a-dia com automassagem, técnicas que ele ensina a seus pacientes.  

"Qualquer ato que você faz com as mãos em seu corpo ativa a circulação e promove relaxamento. Dá para usar bolinhas de tênis nos pés para automassagem, bolinhas de gude para pisar, um cabo de vassoura serrado, buchas durante o banho, no rosto, na cabeça", explica.   


O QUE SÃO OS DOSHAS?

A Ayurveda classifica as pessoas levando em conta os elementos que formam todas as coisas na natureza: éter, ar, fogo, água, e terra.  

De acordo com o terapeuta Paulo Antônio de Paula Filhao, são três os tipos de Doshas:  

VATA - elemento ar e éter. Pessoas que têm como características principais a leveza, a mente agitada, pele seca, pés frios, fome irregular, intestino preguiçoso. Estas características dos elementos é que faz o corpo delas serem assim.  

PITTA - elemento fogo e água. Pessoa de compleição média, mente aguçada, inteligente e líder por natureza, tem uma fome forte e é impossível pular uma refeição. Se tem um horário marcado, não tolera atrasos. Rosto e olhos sempre mais vermelhos por causa do calor interno que vem do fogo. Tem sede constante.  

KAPHA - elemento água e terra. Pessoas que têm o corpo mais pesado de constituição forte. Lentas e frias por natureza. Fazem tudo devagar, mas nunca esquecem. Ótima memória. Têm dificuldade para emagrecer, sempre brigando com a balança. Nunca têm fome de manhã e se for desorganizado pode ficar o dia todo sem comer. Adoram sentar e comer um bolinho tomando um belo café. É uma pessoa que acalma e tranquiliza. É um pacificador por natureza.   


QUAIS SÃO OS PROCESSOS CURATIVOS DA AYURVEDA?

A medicina Ayurveda trabalha em diversos aspectos da nossa vida e todos os aspectos relacionados abaixo fazem parte de um mesmo processo de cura. Segundo especialistas, como se trata de um método natural e não invasivo, a mudança de hábito poderá levar um tempo maior até que se enxergue mudanças efetivas.
Alguns dos benefícios mais comuns das terapias são: melhora em dores corporais, diminuição da ansiedade e depressão, melhor postura, melhora da pele, cabelos e articulações, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.  

1. Alimentação de acordo com a necessidade do seu Dosha
2. Uso da Fitoterapia, óleos, sais
3. Massagens periódicas
4. Rotina diária (Dinacharya)
5. Yoga
6. Meditação  

Mais do ACidade ON