Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Portland, a capital hipster americana

Conhecida por suas esquisitices, a cidade do estado de Oregon é apontada como berço de muitas tendências de design, moda, gastronomia e sustentabilidade

| ACidadeON/Ribeirao

 
 
Situada no estado do Oregon, Portland é um daqueles lugares que você visita e logo já planeja voltar. Com quase 650 mil habitantes, é considerada a cidade mais verde do mundo, graças a suas políticas públicas de redução na emissão de gás carbônico.  

Lá, existe um sistema de estímulo à compra de carros elétricos, preservação de áreas verdes, malha de esgoto que funciona a partir da captação de energia solar, entre outras iniciativas incríveis que servem de modelo para o mundo todo. Ah, cerca de um quarto de toda a população utiliza a bicicleta como principal meio de transporte.  

Mas, a sustentabilidade não é a única coisa que atrai os turistas. Portland também é conhecida pelo respeito supremo à diversidade e pelo lançamento de tendências na moda, na gastronomia e no design. Abaixo, damos algumas dicas para você conhecer mais a fundo a alma de Portland. Alugue uma bicicleta ou prepara-se para uma boa caminhada para  conhecer a cidade pela visão das ruas!  

Trader Joes o supermercado legalzão
Pode parecer estranho alguém indicar um simples supermercado como ponto turístico, mas sim, você tem que ir. O Traders Joe é uma cadeia de mercados que oferecem uma gama enorme de alimentos orgânicos, produtos de pequenos produtores locais (sim, eles valorizam e muito a produção fresca dos arredores), e deliciosas opções para pegar e ir comendo pelo caminho. 

Há uma prateleira com almoços saudáveis to go, como sanduíches, sopas, saladas, carnes e outras opções que, além de deliciosas e frescas, são mais baratas do que uma parada rápida em qualquer restaurante.  

Dê uma olhada nas prateleiras. O design bacanudo e hipster das embalagens dos produtos vai fazer seus olhos brilharem. Os preços, talvez, nem tanto.  

Traders Joe tem opções saudáveis e design de encher os olhos (Foto: Francine Micheli)
A maior livraria do mundo
A maior livraria do mundo fica em Portland e, se você gosta de cultura e literatura, prepare-se para gastar um rim por lá. De livros novos e usados, raros, passando por clássicos da escrita mundial, até pôsteres, jogos e artigos de decoração diferentes ligados ao mundo da literatura, tudo vai implorar para ser levado pra casa. 

A Powells também conhecida como City of Books - nasceu em 1971, emprega 530 funcionários e tem um acervo de nada menos que dois milhões de itens espalhados em mais de 6 mil metros quadrados. Vá com tempo e dinheiro extras.  
Com mais de 6 mil m², a maior livraria do mundo está no coração de Portland (Foto: Francine Micheli)
Moda reciclada
Portland é a cidade dos brechós e, se você gosta de um bom garimpo, o Buffalo Exchange é visita obrigatória. 

Milhares de itens usados e seminovos estão à venda por lá, entre calças, camisas, blusas, casacos de frio, moda fitness e sapatos que não se encontram fácil por aí. Um exemplo de bom negócio foi um Nike raro de cano alto e masculino que arrematamos por 30 dólares. Novinho em folha.  

Muitas das coisas por lá são para o "público alternativo". Estampas loucas, tênis raros e uma infinidade de itens vintage. Quem curte moda fica louco por lá. E o melhor, o Buffalo Exchange fica em frente da Powells Book, é só atravessar a rua.  
 

Meca da cerveja artesanal
Portland é também a capital mundial da cerveja artesanal, berço da tendência que vem se espalhando com força mundo a fora já há alguns anos. No total, são mais de 60 cervejarias na cidade que já ganharam títulos importantes em campeonatos e festivais de peso.  

A sede da Rogue Brewery, umas das mais cultuadas entre os fãs de cerveja artesanal, fica em Portland e tem a obrigação de estar entre seu planejamento de viagem. Você pode pedir o menu degustação para provar quatro diferentes rótulos de uma vez.  

Aqui tem um guia completo com as melhores cervejarias da cidade para você visitar.  

A paixão de Portland pela sua cerveja é tão grande que inúmeros festivais dedicados à bebida estão na sua programação anual. Entre os mais próximos, o Portland Beer Week (de 7 a 16 de junho); o Portland International Beer Festival (de 28 a 30 de junho); e o Portland Craft Beer (de 4 a 7 de julho). 


O reino dos Food Trucks
Sabe a tendência dos food trucks e a crescente valorização da comida de rua? Então, tudo isso teve grande influência de Portland, também conhecida por seus mais de 500 carrinhos de comida boa espalhados pela cidade. 

Os food Trucks são uma atração à parte pois, além de boas e baratas opções de comidas originárias do mundo todo (não se esqueça de que Portland é multicultural), os food trucks são decorados e chamativos para disputar a atenção do público.  

Tacos, pad thais, pizza, kebabs, churros, sorvetes, pasta, nachos... você encontra de tudo nas ruas de Portland. E, com certeza, chefs maravilhosos estão pelas ruas oferecendo pratos divinos e super em conta. Refeições podem ser feitas com US$10, tranquilamento. 


Donuts da morte
Imagine uma casa de donuts cujo tema é a morte. Sim, esta é a base da decoração do Voodoo Doughnuts, uma das casas mais famosas da cidade. E prepare-se, dependendo do dia, a fila está pra mais de um quarteirão e há quem diga que, apesar da fama, não é o melhor donut da cidade. 

Se quiser levar os doces pra casa, peça na embalagem em forma de caixão. Experimente também o tradicional donut em formato de boneco de voodoo, com cobertura de chocolate e recheio de geleia de frutas vermelhas. Vale a experiência e várias fotos legais para o seu Instagram.  

Donuts mais famoso da Voodoo Doughnuts e o 'caixão' para viagem (Foto: Francine Micheli)
Café com tênis
Portland é uma cidade rendida ao conforto e a paixão pelos sneakers e muito se deu pela presença da fábrica da Nike em Beaverton, cidade vizinha. A Nike, dizem, foi uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Portland.  

O Dead Stock Coffee é um café charmoso no centro da cidade com temática homenageando o tênis. Além de um café delicioso e orgânico, os visitantes podem conhecer um pouco sobre a fabricação de tênis, a linha do tempo de sua evolução e conhecer as dezenas de modelos expostos em uma linha do tempo. 


Esquisitices e ex-discípulos de Osho nas ruas
Ser diferentona é um dos talentos de Portland. Em frente ao Voodoo Doughnuts, a famosa parede pintada com a frase "Keep Portland Weird", ou, em português, "Mantenha Portland esquisita", convida para uma foto obrigatória. 

No centro da cidade, você também poderá perceber uma grande quantidade de moradores de rua, ou pessoas falando sozinhas com algum tipo de problema mental. Muito dessa situação deve-se à iniciativa do guru espiritual Osho, na época, conhecido como Bagwan Rajneesh. 

Na década de 1980, o guru, que era o mentor da comunidade Rajneeshpuram, e sua secretária Ma Anand Sheela, recrutaram moradores de rua e pessoas desamparadas de todo o país para vir morar na comunidade, em troca de votos e apoio político nas eleições locais. Depois que a comunidade deixou de existir, essas pessoas foram abandonadas pelos líderes da religião em Portland. Muitos deles ainda estão por lá e essa história inacreditável já foi contada na série documental Wild, Wild Country, disponível na Netflix.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON