Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Poli Bertô: Reutilizar, reciclar e recriar

O upcycling está em evidência no universo sustentável. Você sabe em que consiste a técnica?

| ACidadeON/Ribeirao

Poli Bertô é produtora e consultora de moda (Foto: Arquivo Pessoal)
Me lembro da minha bisavó fazendo aquela produção sem fim de colchas de retalho. Lembro também da minha avó utilizando as sobras de tecido para criar roupas de bonecas e até mesmo se desfazendo de camisetas velhas e usando-as como pano de limpeza.

Desde aquela época a ideia era dar um novo propósito a algo que seria descartado.

A reutilização criativa de materiais que se tornariam lixo ou produtos que não têm mais serventia, hoje conhecida como upcycling, tem como conceito dar continuidade ao ciclo de vida de determinado produto. A técnica vem ganhando força no universo sustentável. 

A intenção é recriar novos produtos, sem ter a necessidade de exploração de matéria prima. É uma peça de roupa ou acessório sem intervenções químicas, sem grande consumo de energia, com redução de poluentes e diminuição de resíduos têxteis descartados em aterros sanitários. 

Além das possibilidades infinitas, geralmente o produto criado é único e feito a mão. É uma das maneiras mais inovadoras de transformar a indústria da moda e fica cada vez mais evidente que devemos pensar diferente e agir de forma mais consciente quando o assunto é moda.

A prática do upcycling exemplifica muito bem a economia circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos, além de ser uma excelente oportunidade de negócios. 
 
E você, já recriou alguma peça a partir de outra?

EXEMPLO:  A Lívia Istambul, estilista e modelista, viu uma oportunidade nos descartes têxteis e começou a criar em seu ateliê colares e bolsas super versáteis.

 
 
*Por Poli Bertô, produtora e consultora de moda

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON