Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Cuidados com os pets durante o inverno

Pode parecer que seja algo supérfluo e até mimo exagerado, mas na verdade é um cuidado necessário para a saúde do seu amigo

| ACidadeON/Ribeirao

Marcela Garrido é blogueira e mantém o perfil @seligamulher  (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
Como não amar esses bichinhos?! Do mesmo jeito que você precisa de cuidados especiais e roupas próprias para o inverno, seu bichinho também precisa. 

Para muitos, pode parecer que seja algo supérfluo e até mimo exagerado, mas na verdade é um cuidado necessário para a saúde do seu amigo. 

Veja algumas dicas de como deixar seu animalzinho quentinho nessa época do ano:  

Atenção com o local que irá dormir
Alguns animais, mesmo que esteja muito frio, não saem do relento ou da chuva, por isso é necessário colocá-los em local coberto e abrigado do vento. Principalmente os mais novinhos e os mais idosos, que geralmente ainda não tem ou perdem a noção do lugar onde estão.  

Caminhas
Alguns têm outros não. O que importa é que a cama, colchão ou coberta esteja longe do contato do chão frio. Você pode usar tipo um estrado, forrar com jornal e até colocar um tapete e aí sim colocar a caminha por cima. Pode disponibilizar um cobertor, manta e afins para que ele deite em cima e fique aquecido.
Sabemos que esses artigos têm, normalmente, um precinho mais salgado. Mas você pode reaproveitar suas coisas em casa como almofadas velhas, toalhas e cobertores manchados e rasgados e até mesmo comprar em lojas tradicionais, fora da indústria pet. Como lojas de tecidos, você vai encontrar por até 5 reais o metro de tecido para forrar a caminha ou casinha do seu pet.

Roupas
O legal é sempre focar no conforto e na mobilidade do animal e não somente no estilo. Ao vestir veja se o pet se adapta, se consegui se mexer confortavelmente. Os tipos são vários disponíveis no mercado. Busque algo quente e macio, como soft, plush ou microfibra.
As peças de vestuário, principalmente para animais de grande porte, são mais caras e mais difíceis de achar. Uma boa saída é comprar o tecido, tirar as medidas e levar na costureira. O modelo é simples, um recorte para a cabeça e dois para as patas da frente. Deixar a frente mais curta para o bichinho não fazer xixi nela e as costas mais compridas para cobrir bem o corpo. Você pode levar um modelo em menor escala para a pessoa copiar se for necessário. On-line mesmo você encontra moldes e até tutoriais de como fazer.

Banho
Nesse período, diminua a quantidade de banhos, sempre use água quentinha e lembre-se de secar bem o animal. Se ele for ao pet shop, sem problemas. Lá eles já estão habituados com esses cuidados. 

Passeios
Opte por horários mais quentes da manhã e da tarde. Se for necessário sair à noite, leve seu pet vestido ou depois o aqueça com um secador de cabelos. Ainda mais se for novinho ou idoso.

Alimentação
Mesmo estando frio, não alimente seu bichinho com comida muito quente. Alimento muito quente pode provocar diarreia no animal ou até provocar queimaduras na língua e na boca.

Essas dicas são válidas para cães e gatos. No caso de aves e roedores, o ideal é guardá-los em local seguro do vento e cobrir a gaiola com panos e lonas para mantê-los aquecidos. Você pode também aumentar a quantidade de serragem na gaiola dos roedores e forrar a gaiola das aves com jornal.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON