Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Segurança alimentar: da matéria-prima à mesa do consumidor

Os cuidados começam com os funcionários que recebem as matérias-primas; Sua função é verificar se os alimentos estão dentro dos padrões

| ACidadeON/Ribeirao


Simone Galvão é sócia e diretora da ACN Nutrição (Foto: Willian Diez)
O processo de segurança alimentar requer a atenção de todas as equipes envolvidas na manipulação dos alimentos, desde o recebimento das matérias-primas, até a mesa do consumidor.   

Por isso, as nutricionistas que atuam nesta área, além de criar sistemáticas de higiene para a cozinha, também treinam e capacitam as equipes que atuam direta, ou indiretamente, com a manipulação dos alimentos, para que todas as normas da Vigilância Sanitária sejam cumpridas.  

Os cuidados começam com os funcionários que recebem as matérias-primas. Sua função é verificar se os alimentos estão dentro dos padrões de qualidade. Para isso, eles analisam a temperatura dos alimentos perecíveis no ato da entrega, verificam a data de validade dos produtos e conferem as embalagens para saber se estão em perfeito estado e com todas as informações necessárias.  

Na sequência passa a atuar a equipe da cozinha. Os manipuladores precisam redobrar a atenção com a higiene pessoal, que deve obedecer a critérios das Boas Práticas de Manipulação. Eles também devem cuidar da higiene de todos os utensílios e equipamentos utilizados para a produção dos alimentos.  

A partir desta etapa, os cuidados estão nas mãos dos colaboradores que lidam, indiretamente com os alimentos, como garçons ou os atendentes, que fazem as reposições nas vitrines de uma padaria ou preparam as marmitas, por exemplo.  

Todos eles precisam seguir as boas práticas de manipulação conforme orientados pela nutricionista responsável. Os cuidados devem ser iniciados com a aparência pessoal. Os manipuladores devem fazer uso do uniforme limpo. Também devem estar sem barba, sem adornos, como brincos, piercings ou colares e devem evitar o uso de perfumes. É necessário que eles tenham um olhar atento onde estão os riscos que podem contaminar os alimentos.  

Os cuidados com a segurança alimentar precisam seguir critérios rigorosos até que o alimento chegue à mesa do cliente. Fique sempre atento aos detalhes para ter certeza de que está se alimentando em um local que segue as normas da Vigilância Sanitária. 
 
*Simone Galvão, sócia e diretora da ACN Nutrição, empresa especializada em segurança alimentar

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON