Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Blogueira dá dicas para quem está começando no mundo das corridas

'Quem acompanha minhas redes sociais sabe que estou me preparando para um grande desafio pessoal: completar 10 km em uma corrida de rua'

| ACidadeON/Ribeirao

 

Mariana Balan é blogueira e mantém o perfil @mamaedebiquini (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
Quem acompanha minhas redes sociais sabe que estou me preparando para um grande desafio pessoal: completar 10 km em uma corrida de rua. A prova escolhida para atingir meu objetivo é a Sunset Run, que acontece no dia 13 de julho, na Fazenda Santa Maria. O circuito é super especial e reúne quase 1500 apaixonados por corrida.  

Devo dizer que esse é um desejo antigo: correr. Apesar de toda a minha dedicação às mais variadas atividades físicas, a corrida é uma modalidade que me desafia. Por isso, para a preparação, conto com as orientações de profissionais experientes, tanto na parte de fortalecimento muscular, quanto para a parte de periodização da corrida.  

Por isso, com o auxílio do coach Murilo Bredariol, da Triple, elencamos algumas dicas de preparação para quem pretende se superar, assim como eu, e completar uma corrida de rua:  

0. Organização e planejamento: antes de querer começar algo, organize sua agenda, planeje os dias que pretende realizar seu exercício físico para que não ocorram falhas, dessa forma, é certo que o seu crescimento e condicionamento físico acontecerão de forma gradual e efetiva;

1.Se você não está acostumado a participar de competições deste tipo, procure um médico e faça um check-up para saber como está o seu coração e quais são suas zonas de frequência cardíaca ideais para sua real condição física; 

2.Tente iniciar os treinamentos com alguma antecedência da competição. Eu já corro curtas distâncias, mas consegui me organizar com meus treinamentos há apenas sete semanas da prova, sei que não é o mais correto, mas a idéia veio agora do desafio e com ajuda dos profissionais envolvidos, conseguiremos minimizar os possíveis erros. 

3.É importante que o treinamento seja dimensionado para sua condição física. Então, se você não corre, não adianta colocar o tênis e sair correndo. É importante começar com uma boa avaliação biomecânica de corrida e com orientação de um profissional, alinhar qual o volume ideal de corrida e caminhada e assim gradualmente você irá perceber que correr não é tão difícil quanto parece.  

4.Peça auxílio a profissionais especializados na modalidade sobre tênis e a roupa mais adequada para o tipo de exercício físico que se pretende realizar e quantas vezes na semanas você vai praticar. 

5.Lembre-se de realizar fortalecimento muscular, principalmente os membros inferiores e se possível o mais específico possível, para que não ocorram lesões.  

6.No dia da corrida, não se esqueça de se alimentar bem com coisas leves antes da prova ricas em carboidrato, se hidratar muito bem, mesmo que as temperaturas estejam mais baixas, pois no inverno o tempo seco engana e sentimos menos sede. 

Quem vem comigo nesse desafio?
#DesafioMB10k

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook