Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

COLUNA: Arquiteto, um mal necessário

É comum acreditar que arquitetos são caros, de luxo e longe da realidade de muita gente. Não é o caso, como explica a colunista

| Especial para ACidade ON

Laís Galvez atua na área de projetos de arquitetura e design de interiores residenciais, comerciais e corporativos

Escuto o tempo todo frases como gostaria de contratar um arquiteto, mas não tenho dinheiro. Gostaria de desmistificar isso. A arquitetura, ou interiores, cabe no bolso de quem quiser tê-la. O que acontece é que culturalmente, temos para nós, que é uma profissão cara, de luxo, pelo fato de estar ligada a estética, ousando em formas e materiais. Mas não é. 

Sua função é melhorar a segurança dos projetos e também a execução de leis. Hoje em dia não podemos executar reformas, aprovar projetos, nem sequer pintar um apartamento ou casa sem uma norma de responsabilidade assinada por um profissional, quem dirá executar um projeto de uma casa ou de um prédio sem o seu acompanhamento. 

Arquitetura é antes de tudo uma inteligência ligada ao planejamento de espaços, sejam eles luxuosos ou não. Num primeiro momento queremos criar ambientes confortáveis e agradáveis que ofereça soluções ligadas a funcionalidade de um espaço, circulação necessária entre os mobiliários, ventilação e iluminação dos ambientes e tentamos transmitir o que o cliente mais quer e gosta num espaço. 

Lógico que como em qualquer segmento, existem os materiais mais caros e os mais baratos, mas isso não quer dizer que temos diferença de qualidade. Por isso, é bacana ter um profissional por perto, que vai te orientar na hora dessa seleção, dentro daquilo que é mais acessível e que tenha a ver com você. Alguns estudos apontam que, quando uma obra é feita sem o acompanhamento de um profissional há um gasto desnecessário de até 30% do valor total. Isso inclui comprar material errado, em quantidade muito maior do que o necessário, desconhecimento, entre outros, que tornam o processo, sem a contratação de um profissional, muito mais caro. 

Já atendi pessoas desesperadas por ajuda depois de se aventurarem a fazerem sozinhos algo relacionado a arquitetura. De uma forma geral, a contratação de um profissional é necessária para ter um projeto, obra ou reforma bem-sucedidos. Um projeto bem elaborado valoriza ambientes, aumenta o valor comercial do imóvel e ainda proporciona bem-estar para quem for utilizar aquele espaço. 

Estudamos para isso, temos técnica, criatividade, funcionalidade e estética para transformar seu ambiente. Além de ter todas as formas técnicas e legais para execução de um projeto. Tenha em mente que o valor gasto ao contratar um arquiteto não é nada comparado ao montante do orçamento para a obra e para a reforma. E ele só vai ajudar a organizar e escolher os melhores materiais e referências para a execução do projeto dentro do padrão do cliente. Pense nisso!  

Em seus projetos de arquitetura e design de interiores tanto residenciais, como comerciais e corporativos, a arquiteta Laís Galvez preza por linhas retas e ambientes amplos e acredita que a leitura do cliente para o entendimento das necessidades é o momento mais importante da criação. Atua na área de decoração, além de desenvolver projetos, acompanhar obras e também prestar consultorias. Tem em seu portfólio projetos comerciais em São Paulo, residenciais em Campinas e toda a região do interior. 

Instagram laisgalvez.arquitetura l Site www.laisgalvezarquitetura.com.br