Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

ARTIGO: Quero começar a correr, e agora?

Antes de sair correndo por aí, é melhor seguir algumas recomendações

| Especial para ACidade ON

Cristian Marino 

Muito legal se você optou por iniciar a correr, é uma modalidade muito prazerosa, talvez você tenha amigos que já corram, mas vá com calma, vou te passar alguns procedimentos que você deve seguir antes de iniciar a prática da corrida.  

1. Fazer uma avaliação médica 
Isso é muito importante, o médico irá fazer uma avaliação geral e verificar se está tudo bem com essa "máquina" que é o seu corpo: pressão arterial, diabetes, doenças cardíacas, problemas articulares, entres muitos outros itens que o médico irá avaliar. 

2. Procure um profissional de educação física 
O educador físico que irá direcionar o seu treino, objetivo, programar possíveis provas, montar a periodização do treino, fazer avaliações periódicas.

3. Faça uma avaliação nutricional 
A alimentação é muito importante, ter uma alimentação adequada é bom pra sua saúde e potencializa os treinos. A nutricionista irá ajustar toda sua alimentação, tirar os excessos, os alimentos que te prejudicam, ou seja, irá montar um cardápio alimentar saudável de acordo com a sua rotina.

4. Compre um bom tênis 
Este item eu fiz questão de adicionar, pois ter um tênis adequado é algo primordial pra um corredor. Pense o seguinte, uma situação é você comprar um tênis ruim, ou "falseta" pra sair à noite, dar uma volta, outra situação é usar este tipo de tênis, pra correr todo dia. Tênis pra corrida tem que ser bom, não precisa comprar o mais caro, mas um bom tênis, de uma marca de preferência conhecida. Correr com um tênis ruim, além de ter um incômodo diário, ocasionando uma corrida desprazerosa, pode prejudicar suas articulações, atrapalhar sua passada, realmente não compensa.  

Seguindo estes procedimentos, você poderá iniciar sua corrida com segurança.  

Lembrando, que se você é sedentário, a prática de exercícios físicos é pra te trazer mais saúde, vejo pessoas que são corredores amadores que vivem mais "quebrados", treinam muito pra alcançar seus objetivos, mas descansam pouco, e desta forma, o corpo sente, vivem lesionados, não sei se vale a pena.  

Até mais! 

Cristian Marino é professor da Academia Movimento. Facebook: https://www.facebook.com/cristianhmarino Instagram: @cristianhmarino

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook