Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Churrasco muito além da picanha

O pessoal já marcou o churrasco. E aí, entra o piloto automático: comprar a indefectível picanha. Mas que tal expandir os horizontes para deixar o churrasco mais gostoso?

| ACidadeON/Ribeirao


Churrasco que vai muito além da tradicional picanha (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
Vai ter carne de segunda, sim!  

Apesar de estar enraizado na cultura de consumo do brasileiro, o termo "carne de segunda" não passa de um mito utilizado para rotular cortes mais baratos e não tão macios. Mas, de acordo com Marcelo Whately, criador de gado, açougueiro e proprietário do Vila Beef, "carne bovina é um alimento como qualquer outro, e todas são nobres, independente do valor de venda".  

Já o cozinheiro Cadu Evangelisti, aposta na democracia do churrasco. "Quase tudo dá pra fazer na churrasqueira se a carne tiver procedência, exceto os que precisam de umidade, como ossobuco ou rabada", diz.  

A dica é não ter preconceito e apostar na procedência da carne. "O acém, por exemplo, dá pra cortar em steaks e fazer na brasa com o mesmo tempo de cortes ditos nobres como a picanha, ancho ou chorizo. O miolo da paleta, que normalmente usam pra carne de panela, é incrível na brasa. Obviamente que a maciez dos cortes depende 100% da qualidade do animal".  
 
Maciez dos cortes depende da qualidade do boi (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
Dê uma chance para os legumes  

Tudo bem que o vinagrete e a farofa são unanimidade onipresentes em qualquer churrasco. Mas, que tal aumentar a oferta de acompanhamentos saudáveis na próxima reunião com os amigos?  

Os legumes são uma ótima pedida para os churrascos com convidados vegetarianos e também funcionam como deliciosos acompanhamentos para carnes, frangos e linguiças. Com eles, você tem uma refeição super balanceada e pode acabar com o preconceito dos carnívoros!  

Uma boa técnica para preparar vegetais na churrasqueira é envolver os legumes em papel alumínio e deixar sobre a grelha na parte onde o fogo está mais baixo para o cozimento lento. Nestes casos, os vegetais podem demorar por volta de uma hora e meia até que fiquei bem macios. Aí é só retirar do papel alumínio e temperar com sal e azeite.  

O representante comercial Luis Henrique Schnetzler, por exemplo, cresceu vendo o pai preparar os churrascos da família e logo também já assumiu o comando da brasa. Hoje, ele diz, preparar a comida na brasa é uma oportunidade de fazer um agrado às pessoas de quem gosta. E a paixão pela cozinha e por servir é tão grande que já teve um buffet de comida japonesa no passado.  

O churrasqueiro amador tem uma criação especial que nunca falta nas reuniões com os amigos e ela já ficou tão famosa que muita gente a considera a grande atração do churrasco. Não, não é uma picanha suculenta, são as batatas na brasa do Luís.  

Segundo ele, a receita foi aprendida em um churrasco em Santa Catarina e, vendo o sucesso das batatinhas assadas, trouxe a ideia para o interior de São Paulo, onde hoje mora.  

As batatas do Luís são simples de fazer. Basta lavar bem (já que serão assadas com casca), cobri-las ainda molhadas no sal fino para formar uma crosta e assar na churrasqueira por em média 45 minutos. Não precisa de papel alumínio. "Elas podem ser servidas com molhos de queijo, requeijão, azeite... mas gosto mesmo é de servir com bastante manteiga e depois do churrasco, quando já foram servidas todas as carnes. É para arrematar!", conta. 
 


RECEITAS  

BATATAS DO LUÍS
1kg de batatas médias
1 pacote de sal refinado
Manteiga a gosto

Modo de preparo:
Lave bem as batatas e, ainda molhadas, role-as em uma bacia ou prato fundo com o sal refinado até que fiquem completamente cobertas. Asse na churrasqueira (não precisa de papel alumínio) por em torno de 45 minutos ou até que fiquem bem macias.
Corte-as em 4 pedaços e sirva com manteiga por cima. Pode variar também com queijo fundido, azeite, mostarda e qualquer outro molho de sua preferência.

BRISKET NA BRASA (Ponta de Peito)  
Tempere a carne com sal, pimenta do reino, um pouco de café em pó, cominho, açúcar mascavo e manteiga em ponto de pomada. Embrulhe no papel alumínio e deixe por 4h em fogo baixo, longe da brasa. Para finalizar, coloque perto da brasa pra dourar.  

DICAS DO MARCELO E DO CADU PARA UM CHURRASCO NOS TRINQUES (destaque)
- Acenda a churrasqueira com pelo menos 30 minutos de antecedência. "Acender o carvão e já querer colocar a carne é a receita para o churrasco não começar bem", brinca Marcelo.
- Se quiser surpreender os convidados, aposte na paleta de cordeiro, de animal jovem. Não precisa temperar, não precisa marinar, só sal grosso e brasa média é suficiente.
- Copa-lombo suíno também é uma maravilha, vá de steaks espessos e com mesmo preparo de steaks bovinos.
- Coxa/sobrecoxa de frango desossada e temperada feita na brasa também é difícil quem negue.
- Evite peito de frango, que perde a umidade rápido e fica ressecado.
- Carne bovina não precisa de tempero, apenas sal grosso
- Não é recomendado colocar nada muito ácido como limão ou abacaxi, por exemplo, pra não corroer os tecidos da carne e atrapalhar na textura. Adicione depois de pronto.
- Ervas frescas e uns condimentos são bem-vindos, mas nada que mascare o gosto real da carne.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON