Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Torresmo: petisco tradicional que nunca sai de moda

Em Ribeirão Preto, casal botequeiro Rogério Silva e Iara da Silva, apostaram em receitas de porco, criando o Rocambole de Torresmo

| ACidadeON/Ribeirao


Torresmo é um prato referenciado pelos botequeiros do Brasil (Foto: Francine Micheli)
Há pouco mais de um ano, o casal botequeiro Rogério Silva e Iara da Silva, ele publicitário e ela administradora financeira, resolveu dar uma reviravolta na vida. Graças à inventividade de Rogério na cozinha, estava decidido: iriam arriscar nos negócios e abriram um bar na esquina da Marcondes Salgado com a Florêncio de Abreu, bem no Centro de Ribeirão Preto. No cardápio, só carne de porco. Este é um estabelecimento que reverencia o nosso amado e idolatrado torresmo. 

Instalado em uma casa datada de 1929, o Hocus Porcus mantém a estrutura original do imóvel com paredes de barro e teto de madeira, com portas originais. A decoração, no entanto, saiu das mãos dos proprietários que utilizaram garrafas já bebidas, rodas de bicicleta e bugigangas referente a porco que encontram em viagens. 
 
Porção de torresmo custa a partir de R$ 12,99 (Foto: Francine Micheli)
Carne de segunda, não!  

Segundo Iara, a ideia veio depois de perceber que a carne de porco era segregada entre os restaurantes. "Aqui em Ribeirão, tem restaurante de frutos do mar, churrascaria, bar de peixes. E de carne suína não tinha nenhum. E olha que é a carne mais vendida no mundo", conta. O cardápio foi todo elaborado pelo marido, que adora se aventurar no fogão e inventar receitas e combinações malucas.  

Uma das receitas inventadas por Rogério e que faz sucesso no bar é o Rocambole de Torresmo, feito com barriga de porco aberta, recheada com bacon e enrolada. A iguaria é marinada no tempero da casa por 12 horas e assada por 6 horas no forno. Outra boa pedida é o aperitivo Pigpoca, uma espécie de pipoca feita com pele descarnada e desidratada do porco, frita em óleo bem quente.   
Pigpoca (Foto: Francine Micheli)
Mas é o torresmo ainda o grande chamariz da casa. Segundo Iara, são mais de 70kg vendidos por semana no bar. "Aqui temos todo o cuidado para fazer o torresmo perfeito. Ele não tem aquela pele borrachuda horrível que encontramos por aí. É crocante, com fina camada de gordura e muita carne suculenta". Ela ainda lembra que a temperatura do óleo tem que estar bem alta. "Se você errar na fritura, jogou todo o seu trabalho fora".  

Outro prato que faz o maior sucesso no Instagram do bar é o Porco Enrolado, que leva filé mignon suíno enrolado com bacon em uma cama de creme de gorgonzola e também as costelinhas caramelizadas e na cerveja.  

"Carne de porco ou você ama, ou você odeia. Por muito tempo ela foi renegada à carne de segunda qualidade porque era a mais barata no açougue. Aqui, demos o estrelato que essa delícia merece", explica Iara, defendendo que a carne de porco é rica em sabor e nutrientes.  

No Hocus Porcus, todos os pratos são servidos com molho de goiabada e limão cravo, colhido da chácara onde mora o casal Iara e Rogério. 
 

Porco é até a decoração do bar (Foto: Francine Micheli)

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON