Publicidade

brasilemundo

Começa hoje pagamento do Auxílio Gás a atingidos por chuvas na BA e MG

Os beneficiados são moradores de 100 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas na Bahia e em Minas Gerais

| ACidadeON Campinas -

Mais de 108 mil famílias receberão R$ 52 a cada dois meses (Foto: Isac Nóbrega/PR)
 

Mais de 108,3 mil famílias, integrantes do Programa Auxílio Brasil, começam a receber nesta segunda-feira (27) o Auxílio Gás. Os beneficiados são moradores de 100 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas na Bahia e em Minas Gerais. O valor do benefício é de R$ 52 e corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13 quilos (kg) de gás.

Segundo a Caixa, as famílias beneficiadas receberão o depósito na conta do programa social. A consulta ao benefício está disponível pelos aplicativos Auxílio Brasil e CAIXA Tem, ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 111. 

As demais famílias que têm direito ao Auxílio Gás receberão seus benefícios retroativamente a partir de 18 de janeiro, seguindo o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

O Auxílio Gás foi instituído pela Lei nº 14.237, de novembro de 2021, e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021. Pelas regras será concedido um benefício por família a cada dois meses. 

CRITÉRIOS 

Os critérios de participação são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Durante a implantação do Auxílio Gás, excepcionalmente nos primeiros 90 dias a prioridade de pagamento do benefício segue a ordem: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

Não serão computados como renda mensal da família benefícios concedidos pelo Auxílio Brasil. O recebimento de outros auxílios não é impedimento para o Auxílio Gás. Para consulta do valor do benefício, a ANP publicará em seu site mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

SAQUE CALAMIDADE 

Ainda para apoiar as famílias atingidas pelas chuvas, a Caixa informou hoje que mantém mobilizadas equipes especializadas na liberação do Saque Calamidade do FGTS para orientação aos municípios quanto ao preenchimento dos documentos de habilitação. O pagamento foi iniciado no dia 23 de dezembro aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas dos municípios de Eunápolis (BA) e Águas Formosas (MG).

HABITAÇÃO 

Nos contratos de financiamento habitacional a Caixa também está permitindo pausa de até 90 dias no pagamento nas regiões atingidas, mediante solicitação. Outra possibilidade aberta pelo banco é a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas, independentemente dos requisitos atuais, mediante solicitação.

As unidades da Caixa também darão suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações de forma imediata, além de enviar equipes de engenharia do banco à região para prestar o apoio necessário às habitações sociais atingidas e adotar medidas necessárias.

Assistência técnica
Outra ação adotada pela Caixa em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas é disponibilização de equipes para ações de assistência técnica com arquitetos e engenheiros. Também há equipes para operacionalizar os repasses de recursos e trabalho técnico social da Caixa.

As prefeituras contam com suporte técnico para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas que têm grande impacto para a população dos municípios, como por exemplo pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas. (Com informações da Agência Brasil)

Publicidade

Últimas Notícias

Diabetes avançou entre os adultos jovens no Brasil
SP: população em situação de rua cresce 31% em 2 anos, mostra censo
OMS na Europa diz que fase de emergência da pandemia pode terminar este ano
De spray a pílula, cientistas já miram 2ª geração de vacinas contra a covid
Ômicron afeta transplante de órgãos e estoques de bancos de sangue
Casa Branca reforça à Rússia que invasão da Ucrânia terá severas consequências
Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro
Covid-19 cresceu no Brasil no início de 2022, afirma Fiocruz
Brasil tem 68,78% da população com 2ª dose contra a covid-19
EUA e Reino Unido registram sinais de estabilização de casos da ômicron
Asteroide gigante vai passar perto da Terra nesta terça-feira
Anac autoriza que aéreas reduzam comissários por avanço da ômicron
Recém-nascido morre após ser atacado por pitbull em Limeira
Servidores de mais de 40 categorias vão às ruas na terça em busca de reajuste
Restaurantes e bares de SP começam a pedir o passaporte da vacina
Brasileiro bebeu mais, ganhou peso e fez menos exercício físico na pandemia
Em um ano de vacinação, quase 70% dos brasileiros já tomaram 2 doses
Rodízio de veículos em São Paulo volta a valer nesta segunda-feira
Estados vão avaliar áreas turísticas suscetíveis a desastres
Anvisa confirma segundo caso de superfungo no Brasil

Publicidade

Viu Essa?

Alok rebate acusações de duo Sevenn e se diz ameaçado por empresário
BBB 22: Tiago Abravanel propõe boicote ao Jogo da Discórdia e internet reage
Naiara Azevedo pede perdão no confessionário por tentar desistir do BBB 22

Mais notícias


Publicidade