Publicidade

brasilemundo

Capivari: cão farejador encontra maconha em mochila de aluno

Apreensão aconteceu dentro de escola e estudante de 17 anos foi levado à delegacia

| ACidadeON Campinas -

Cão farejou os entorpecentes dentro da sala de aula (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
 

Um aluno de 17 anos foi levado à delegacia nesta segunda-feira (16) em Capivari depois que um cão farejador localizou 15 porções de maconha na mochila dele.

A apreensão aconteceu dentro de uma sala de aula da Escola Estadual José Bonifácio Carretta Padre durante uma ação da Guarda Civil do município.

Por conta da quantidade de drogas, que configura tráfico, o jovem foi conduzido a um distrito policial junto com a mãe para prestar esclarecimentos à polícia.

PROJETO

A prefeitura da cidade informou que a ação começou há cerca de 15 dias, quando a guarda iniciou um projeto piloto de vistorias com cachorros nas escolas.

Conforme a Administração, o reforço na segurança começou depois que diretoras de escolas estaduais e municipais reclamaram do tráfico de drogas.

Depois de solicitarem uma visita surpresa em horário de aula, as unidades retiram os alunos das salas de aula, ou aproveitam o horário do intervalo.

O Executivo afirmou ainda que esse foi o primeiro caso em que foram encontradas drogas dentro de uma mochila durante o cumprimento das ações.

O QUE DIZ O ESTADO

Procurada, a Seduc-SP (secretaria da Educação do Estado de São Paulo) informou que as 91 diretorias de ensino, assim como as mais de 5 mil escolas, podem fazer parcerias com outros órgãos que fomentem a melhora da educação.

"Neste caso, a unidade foi procurada pela Guarda Civil e aceitou fazer parte da ação, que é local. Sobre o estudante, os trâmites legais serão seguidos e a unidade está à disposição das autoridades e da família para esclarecimentos", disse.

Publicidade