Um cachorro foi encontrado morto por asfixia na tarde de ontem (17) em Piracicaba. O animal, que estava acorrentado, foi encontrado em uma casa no bairro Jardim Gilda. Segundo o Núcleo de Bem-Estar Animal da Prefeitura, a suspeita é que o animal teria tentado escapar da corrente para fugir do calor que fazia durante a tarde, e acabou se enforcando.
“Ele justamente acabou se enforcando por estar sem água, sem comida e totalmente exposto ao sol. Tentou buscar recursos em outro local, e como vizinhos tinham outros cães, ele tentou ir em outro local. A gente ficou muito triste por não conseguir salvar o animal”, disse o veterinário do Núcleo, Matheus Santos.
Outra cadela foi encontrada acorrentada no local, sem água e comida, e com sinais de maus tratos. Ela foi resgatada e encaminhada para o Núcleo, para receber cuidados necessários. O Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal estiveram no local, que passou por perícia. Até o momento de atualização desta notícia, o responsável pelo imóvel e tutor dos animais ainda não foi encontrado.
LEIA TAMBÉM
Caism tem problemas de climatização e incubadoras registram temperatura de 32ºC
Trio é preso na Anhanguera, em Campinas, por furto de caminhonetes importadas
“Acorrentamento é crime, previsto na Lei 9.605, de 1998, e é muito importante ressaltar de que o animal não deve ficar acorrentado, ter um animal não é só o ter, requer todos cuidados, com abrigo, cuidados veterinários, água, abrigo”, finalizou o veterinário. A Guarda Municipal registou um boletim de ocorrência sobre o caso.
LEIA MAIS