
O Corpo de Bombeiros resgatou, no último sábado (19), um filhote de onça-parda fêmea, em Limeira, na região de Campinas. O animal foi encontrado debaixo de uma churrasqueira em uma fazenda na zona rural da cidade.
Moradores da fazenda, localizada no bairro Tatu, acionaram a equipes após encontrar a onça-parda assustada no local.
Segundo a equipe, a filhote, que deve ter entre quatro e cinco meses, estava desnutrida e machucada, pesando menos de cinco quilos. O peso normal para um filhote da mesma idade seria de ao menos 15 quilos.
A onça foi em um primeiro momento atendida por uma bióloga do zoológico da cidade, e agora está sendo cuidada pela Associação Mata Ciliar.
ORIGEM?
“Provavelmente sua mãe já foi morta. Ela foi encontrada bem magra, e agora está sob nossos cuidados, está se acostumando com a gente, e está com suplementação. Ainda está em uma fase crítica, muito magra e fraca”, disse uma das responsáveis pela associação.
MAIOR FELINO DAS AMÉRICAS
Na cidade existe o “Zoo de Limeira” que fica no Horto Florestal e lá vivem duas outras onças pintadas: a Luna e o Negão, que são mãe e filho.
Segundo os veterinários do Zoo, a onça pintada é o maior felino das Américas, o terceiro maior felino do mundo e o único representante do gênero Panthera (que inclui leões, leopardos e tigres) no continente. Pode ser encontrado em todo o território brasileiro. Este animal é símbolo de força e poder. Os carnívoros ocupam o topo da cadeia alimentar e têm um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, pois atuam na regulação do tamanho populacional de outras espécies.
As onças necessitam viver em grandes áreas preservadas e são protegidas por diversas unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de contar com o Plano Nacional (PAN) de Conservação da Espécie, do qual o Zoo participa.
VEJA O VÍDEO DA ONÇA: