Limeira registrou, no começo da tarde desta segunda-feira (20), uma forte pancada de chuva com granizo. Moradores enviaram à EPTV Campinas vídeos de pequenas pedras de gelo durante o temporal que atingiu a cidade. Apesar do grande volume de água, nenhuma ocorrência de destaque foi registrada.
De acordo com dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), choveu 14,6 milímetros em apenas duas horas de precipitação no Centro.
LEIA TAMBÉM
Hyundai paralisa fábrica e dá férias coletivas para trabalhadores da região
Elevador despenca com 11 pessoas e deixa três feridos em Maceió
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a intensidade de chuva que atingiu Limeira é considerada muito forte, pois foram registrados 6,6 milímetros em apenas 10 minutos de precipitação, das 13h30 até às 13h40.
Ainda de acordo com o Centro, o clima abafado e a alta nas temperaturas auxiliam na formação de granizo.
“As partículas de gelo são comuns nas nuvens de tempestade, mas para que ocorra granizo em superfície a gente precisa ter condições para que essas partículas de gelo cresçam a ponto de que, quando elas precipitarem, não derretam ou evaporem completamente. Então, a condição térmica é fundamental”, explica o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.
Apesar de a intensidade ter diminuído, a chuva continuava de forma isolada e um pouco mais deslocada até o momento desta publicação.
LEIA MAIS