Uma jiboia flagrada no galho de uma árvore dentro de um condomínio residencial, no bairro Jardim São Francisco, em Piracicaba, atraiu a atenção de moradores entre a noite de ontem (8) e a manhã desta quinta-feira (9).
O animal foi visto parado perto de uma pista de caminhada no condomínio Reserva das Paineiras. Segundo os moradores, o local é uma área de proteção permanente e por isso é comum encontrar animais por perto.
Os moradores disseram que o Corpo de Bombeiros foi até o residencial, mas não deve remover a jiboia, já que a mata é local de preservação. Ouvida pela EPTV Campinas, a bióloga Giselda Person explicou o comportamento do réptil.
Segundo ela, o animal provavelmente estava fazendo a digestão após se alimentar. “Como diz o ditado popular, ela estava jiboiando na mata, que é a casa dela. É importante manter distância e não tentar pegá-los”, afirma.
É comum encontrar jiboias nos ambientes domésticos e matas. Sem veneno, mata presas por esmagamento, e por isso deve se evitar a proximidade.
LEIA TAMBÉM
Campinas tem 706 vagas para concurso do IBGE; veja na região
Sandy participa de show de Anavitória e surpreende público em Campinas
Motoboy denuncia áudios racistas de cliente em Artur Nogueira: ‘entregador preto, cara de bandido’
OUTRAS JIBOIAS
Em março, uma jiboia de 1,5 metro foi capturada em Monte Mor. Encontrada dentro do porão de uma casa no Jardim Alvorada, a cobra foi resgatada pela Defesa Civil da cidade e depois seria solta na Mata do Lobo.
Já em fevereiro, moradores também encontraram uma jiboia em terreno no Padre Anchieta, em Campinas. A cobra, também de 1,5 metro, foi achada em um terreno abandonado, próximo a uma escola estadual.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e resgatou a cobra. Segundo a corporação, ela também foi liberada em uma mata preservada.
ONÇA PARDA
O animal foi encontrado debaixo de uma churrasqueira em uma fazenda na zona rural da cidade. O filhote estava machucado e desnutrido.