Um carro queimado foi localizado no bairro Reforma Agrária, em Campinas, na tarde desta sexta-feira (28). Segundo a Polícia Civil, a suspeita é de que o veículo foi utilizado durante a ação que terminou com uma troca de tiros com guardas municipais de Capivari, na manhã de ontem (27). O carro estava queimado, mas as marcas de bala foram preservadas.
“As câmeras das nossas viaturas policiais mostram a ação completa. Esse Jetta (carro) é aquele que vem de frente com a nossa viatura, com as portas abertas e os bandidos na lateral fazendo disparos de fuzis em cima da equipe”, disse Mauro Júnior, secretário de Segurança Pública de Capivari. Ainda segundo a Segurança Pública de Capivari, três criminosos foram baleados durante a ação. Eles abandonaram a carga de cigarros e fugiram.
Além disso, a delegada Maria Luísa Dallas afirmou à EPTV, afiliada da TV Globo, que a quadrilha é formada por, pelo menos, 12 homens. Ninguém foi preso até o momento.
LEIA TAMBÉM
Após acidente com carreta de lixo, Anhanguera tem uma pista liberada em Sumaré
MOTORISTA É ENCONTRADO
O motorista que fazia o transporte da carga de cigarros roubada em Itu foi encontrado na tarde desta sexta-feira. Ele estava desaparecimento desde o momento do crime, na madrugada de ontem. Durante a noite, ele foi encaminhado à delegacia de Capivari para prestar depoimento.
De acordo com a Polícia Civil, dentro da cabine do caminhão da transportadora havia uma câmara acoplada e que registrou o momento em que ele foi abordado pelos bandidos encapuzados. As imagens estão sendo analisadas pela corporação e não serão divulgadas.
CORPO ENCONTRADO
O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta sexta-feira (28) nas margens da Rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), entre Vinhedo e Itupeva, embaixo do viaduto da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). Segundo o secretário de Segurança de Capivari, Mauro Júnior, o corpo estava vestido com roupas militares (semelhante às usadas pelos criminosos na ação de ontem), e ainda estava envolto em um cobertor. Ele tinha marcas de tiros no rosto.
“Pelo que observamos na foto ele está com uma roupa tática, um uniforme falso da polícia, e ontem o pessoal informou que os bandidos estavam com uniforme falso durante a abordagem. O corpo foi encontrado com vários disparos e o indício é muito forte de que é um dos indivíduos que foi baleado”, disse o secretário.
O CASO
Dois agentes da Guarda Municipal foram baleados na troca de tiros e seguem internados, sendo que um deles, que foi atingido na cabeça, em estado grave. A corporação já suspeitava que criminosos também tivessem ficado feridos após a troca de tiros. Um dos criminosos teria saído mancando. Em imagens obtidas pela polícia após a fuga, um suspeito foi visto com uma faixa na cabeça.
“Todo empenho que for possível nós faremos para chegar na identificação desses autores. Estamos recebendo alguns laudos e vamos averiguar a questão do corpo localizado em Itupeva”, disse a delegada Maria Luisa Rigolin, responsável pela investigação do caso.
RECEBIDOS COM TIROS DE FUZIS
Imagens da câmera de uma viatura da Guarda Municipal flagraram o confronto entre GMs e bandidos na manhã de ontem (27) em Capivari. Os agentes foram recebidos com tiros de fuzis 556 e AK47 e dois deles foram baleados.
A câmera mostra os agentes tentando fazer a abordagem ao caminhão, quando começam os disparos. Com o ataque do armamento pesado, os guardas municipais correm para as viaturas, mas os tiros se intensificam. Em um dos momentos a imagem mostra o carro dos criminosos andando pelo canavial, com os criminosos atirando contra os agentes.
Um dos agentes, que tem 50 anos, foi atingido na cabeça e foi transferido para atendimento na Santa Casa de Piracicaba. Ele estava em estado grave até a noite desta quinta. O outro guarda, que tem 42 anos, foi atingido no tórax e está internado em um hospital particular de Capivari, sem risco de morte.
A ABORDAGEM
Segundo informações da assessoria da Prefeitura de Capivari, três viaturas da guarda municipal foram acionadas para verificar uma ocorrência envolvendo um caminhão e um carro suspeito, que estava escoltando o veículo na zona rural.
Chegando ao local, no entanto, os guardas foram surpreendidos com tiros dos criminosos que estavam fortemente armados. A troca de tiros ocorreu em um canavial os suspeitos fugiram em uma caminhonete roubada em Campinas.
Segundo a Guarda Municipal, três criminosos ficaram feridos, mas todos conseguiram fugir. Os bandidos fugiram e abandonaram a carga de cigarro roubada. A carga foi avaliada em R$ 1,2 milhão.
SEQUÊNCIA
Segundo a Polícia, o crime começou em Itu, quando um caminhão carregado com cigarros foi abordado e a carga roubada. O caminhão da transportadora foi deixado em Itu, mas a carga foi transferida para outro veículo, que acabou sendo encontrado na zona rural de Capivari.
Após o tiroteio em Capivari, cerca de 7 km depois do canavial a quadrilha abandonou o veículo usado e roubou o carro de uma professora em frente a uma escola. Depois os bandidos foram para Campinas e roubaram uma caminhonete. Em seguida eles foram para São Paulo e abordaram uma van. A Polícia agora tenta localizar o veículo e os suspeitos que participaram da ação.
A transportadora do caminhão roubado informou que o funcionário da empresa que dirigia o caminhão segue desaparecido.
LEIA MAIS