Dicas de como escolher a cor ideal para a sua parede

A Teoria das Cores explica que cada cor nos estimula de formas diferentes. A vontade de usar uma cor específica na decoração é a influência dessa cor sobre nós

| ACidadeON Campinas -

Há quem diga que não gosta, ou tem medo, de ousar quando o assunto é pintar as paredes. Prefere optar pelo clássico e famoso branco. Hoje vou apresentar algumas opções que talvez possa lhe agradar e dar coragem para inserir um pouco, ou quem sabe, bastante cor em seu ambiente. 

A Teoria das Cores e a Psicologia das Cores explicam que cada cor nos estimula de formas diferentes. A vontade de usar uma cor específica na decoração é a influência dessa cor sobre nós e as sensações associadas a ela. Visto isso, acrescento que a cor é muito subjetiva. 

Opções de cores
São inúmeras as opções de cores, na hora da escolha da tinta pense qual é a sensação que você quer ter naquele ambiente. Se a resposta for tranquilidade busque por tons mais claros, se for mais alegre opte por tons mais vibrantes

Costumo ir a campo como um dos mecanismos para me inspirar. Busco referências, ideias e tendências.

Visitando uma Home Center me deparei com um folder de uma marca de tintas. Como de costume haviam diversas cores e tonalidades, mas o que me chamou a atenção foi pelo fato de estarem separadas por famílias e suas peculiaridades. Me inspirei nesse material para escrever o artigo de hoje. Divido com vocês algumas possibilidades.

Brancas e Leves 

Para ambientes iluminados  

O clássico branco
                              O clássico branco

As cores mais claras do leque de cores dão a sensação de que os espaços são amplos e iluminados. Transmitem calma para o ambiente e pontuam cor com baixíssima intensidade por terem uma leve pigmentação.  


Claras e suaves

Para ambientes tranquilos  


Cores claras e suaves proporcionam tranquilidade ao ambiente
                             Cores claras e suaves proporcionam tranquilidade ao ambiente

Ideal para aqueles que gostam de cor em seu ambiente, mesmo que em baixa tonalidade. As cores claras são mais fáceis de combinar e indicadas para ambientes menores.
Luminosas e coloridas, as cores dessa família apresentam nuances atenuadas, proporcionando ambientes tranquilos que exalam doçura.

Neutras e clássicas 

Para ambientes atemporais  


Cor neutra e versátil na hora de montar combinações
                               Cor neutra e versátil na hora de montar combinações

Não é por acaso que essas cores se tornaram clássicas: seus tons chamam atenção na medida certa e garantem um visual que agrada a todos. Por terem bases neutras, transmitem equilíbrio na combinação de cores.


Acentuadas e acolhedoras 

Ambientes confortáveis 

A tonalidade da parede está arrojada na medida certa
                                A tonalidade da parede está arrojada na medida certa

Por serem mais escuras, as cores dessa família atribuem um caráter aconchegante até mesmo aos matizes mais vibrantes. São elegantes e pincelam uma personalidade única a qualquer espaço. 


Intensas e Vibrantes 

Ambientes ousados 

Alta concentração de cor e muita personalidade
                              Alta concentração de cor e muita personalidade

Você busca um espaço que represente sua personalidade? Essa família é a definição de energia e ousadia.
Seus tons com alta concentração de cor injetam energia em ambientes inteiros ou podem ressaltar cantos e superfícies específicas, dependendo da sua vontade. Nada passa despercebido! 

Agora que você já conhece as opções de tintas ficará mais fácil repaginar aquele ambiente que está sem graça. Mas atenção, as cores sofrem alterações por muitos fatores, entre eles a luz do ambiente, a hora do dia ou estação do ano, por isso, sempre oriento a fazer um teste de cor em sua parede antes da compra da tinta.

Caso ainda estiver inseguro na hora de colorir seu lar conte comigo! Vou adorar te auxiliar nessa tarefa. 


Um beijo e até breve 


@raquelsabbagh.interiores