Como escolher o tapete ideal considerando a função e a forma

O tapete é sempre bem-vindo para esquentar, deixar mais aconchegante aquela sala de tv ou dormitório e ainda dar aquele toque final na decoração

| ACidadeON Campinas -

Estamos bem próximos do inverno, o tapete é sempre bem-vindo para esquentar, deixar mais aconchegante aquela sala de tv ou dormitório e ainda dar aquele toque final na decoração. 

É importante citar também que ele é um grande aliado quando o assunto é isolamento acústico. Uma solução para evitar a saída de ruídos para os demais cômodos da residência. 

Existem diversos tipos e formatos de tapetes: fibra natural, sintética, retangular, quadrado, redondo e em formas orgânicas. Encontramos medidas padrão ou sob medida.  

Variedades

Listei algumas dicas para te ajudar a escolher o seu tapete ideal: 

Quando for escolher um tapete para a sua sala de estar fique atento a decoração do local e o tamanho da peça. Normalmente ele ajuda delimitar a área, por isso cuidado na escolha. Se ele for menor que o sofá poderá dar a impressão de que a sala é menor. 

Tamanho: O comprimento do tapete deve ser da mesma largura do sofá ou 15cm maior para que os pés do sofá fiquem posicionados acima do tapete. A largura vai depender da distância dos móveis que compõem a sala. Se logo a frente estiver uma poltrona, os pés da frente dela também devem ficar em cima do tapete. Já o móvel da televisão, não necessariamente, basta estar bem próximo.  

Tapete com tonalidade clara para um ambiente leve

Caso sua área for muito grande poderá sobrepor um tapete no outro, combinando as texturas e cores. Outra possibilidade também é juntar dois ou mais tapetes com a mesma estampa e textura. 

Normalmente o tapete é uma peça grande, se optar por dar destaque a ele, busque por peças coloridas ou em formas geométricas, e o restante da decoração deverá ser mais clean para que haja harmonia no ambiente. 

Caso a proposta é não chamar a atenção para ele, busque por cores mais neutras e sem detalhes, e invista em cores e estampas em outros itens de decoração, como almofadas e adornos.   

Tapete com tonalidade clara para um ambiente leve
Discreto, assim como o restante da decoração

Encontramos diversos tipos de tramas como as fibras sintéticas, sendo elas de polipropileno e poliéster. São ideais para sala de jantar, visto que são fáceis de limpar e não mancham. 

Para quem tem pets, as fibras sintéticas e com pelo curto, 8 a 10mm, são os mais indicados. Para ambiente de alto tráfego como corredor e sala de estar também.  

Tapete com tonalidade clara para um ambiente leve
Fibra sintética com pelo curto é o tapete ideal para quem tem pet

Os tapetes de pelo alto, 25 a 50mm, são extremamente convidativos ao relaxamento e ideais para ambientes com pouco tráfego como quartos e sala de TV. 

Fibras naturais: Sisal, algodão ou lã, são peças com toque mais macio, porém sujam e mancham com mais facilidade.
Encontramos também os tapetes feitos de PVC, PET e Nylon são opções para quem busca peças com durabilidade. 

Há também os tapetes Kilim que podem ser feitos com fibra sintética ou natural. A palavra tem como significado "dupla face", e vem da língua turca. Eles não são produzidos como os outros tipos de tapetes, através do uso de nós. Os fios são laçados manualmente, o que faz com que as peças se assemelhem a um bordado em forma de tapete.  

Fibra sintética com pelo curto é o tapete ideal para quem tem pet
Posição ideal do tapete em dormitórios

Para o dormitório a regra é posicionar o tapete abaixo da cama sobrando 60cm de cada lado da cama e nos pés. Uma solução para menor investimento são as passadeiras que trazem conforto que o local necessita. 

Para segurança insira feltro, fita dupla face ou telas antiderrapantes para evitar acidentes especialmente em casas que habitam idosos. 

Para finalizar, mude a posição do tapete com frequência para não deixar marcado os pés dos móveis e as marcas de passagem. 

Deixe seu comentário sobre o assunto, você gostou das dicas? 

Beijos e até breve ;) 

@raquelsabbagh.interiores