Publicidade

Conteúdo Patrocinado

Renovatus
  •  

Colégio Renovatus promove City Tour Campinas para alunos e pais

Escola investe em projeto educacional dinâmico e diferenciado para aprimorar desenvolvimento dos alunos.



Projeto City Tour Colégio Renovatus: passeio foi realizado com a ajuda dos pais das crianças que permanecem dentro dos automóveis por todo o percurso. Crédito: Divulgação.
Apesar de o ambiente escolar ser visto como o melhor espaço para o aprendizado, os estudantes também podem obter conhecimento fora dele. Realizar atividades no ambiente externo à sala de aula permite que o estudante vivencie o que aprendeu e diversifique sua rotina de estudos. 

 
No Colégio Renovatus, os passeios para fora dos muros incentivam os alunos a aprofundar seus conhecimentos e aplicar o que foi aprendido em sala. Por isso, todos os anos a instituição organiza um tour pela cidade de Campinas, ou City Tour Campinas, como é chamado, para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A proposta abrange promover a cultura e despertar o orgulho pela cidade, que conta com 260 anos de muita história.  

Durante o evento, são destacados os monumentos, edifícios, detalhes da construção e do crescimento do município e a arte de rua. Afinal, mesmo a cidade sendo familiar para seus habitantes, há sempre uma parte de sua história a ser conhecida. Uma simples explicação sobre datas importantes para o município já é capaz de mudar totalmente a visão cotidiana, como o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, que é comemorado dia 08/12.    


Colégio Renovatus investe em projeto educacional dinâmico e diferenciado para aprimorar desenvolvimento dos alunos. Crédito: divulgação.
  

Diante da pandemia e pensando nas medidas de distanciamento social, o Colégio Renovatus usou de muita criatividade para conseguir manter o City Tour deste ano. O passeio foi realizado com a ajuda dos pais das crianças, que permanecem dentro dos automóveis próprios da família por todo o percurso. 

Ao longo do trajeto, o Colégio Renovatus disponibilizou QR codes com detalhes da narrativa da cidade. O tour é encerrado no prédio da escola, que está localizado em um dos primeiros bairros de Campinas, sendo um dos seus complexos datado de 1921. Após concluir todo o roteiro, receberão um certificado. 

A maior inspiração deste projeto é mostrar aos alunos a importância de que se apropriem da história da cidade onde vivem, se conscientizem do seu papel enquanto cidadãos e conheça os seus direitos e deveres sociais. Para impactar com soluções inovadoras na comunidade, é primeiramente necessário que se conheça sobre o local onde vivem (cidade, bairro, escola, família). Alessandra Cardelli , Diretora Educacional do Colégio Renovatus, destaca que o City Tour Campinas é convite para que as crianças de hoje e no futuro compreendam que para cuidar é preciso conhecer.   


"Essa programação reforça a necessidade de inovar no ensino, pois a forma de contar histórias está mudando. Mudou porque para a criança apropriar-se, ela precisa vivenciar e sentir. Somente desta forma, ela irá tornar-se ativa na construção do conhecimento e a ao mesmo tempo estabelecer relação do ontem com o hoje, das diferenças e semelhanças da ação do homem no meio".   


- Sobre o Colégio Renovatus   

O Colégio Renovatus nasceu em 1963, com o nome de Externato Branca de Neve. Realizava-se o sonho de uma professora, Antonia Furio Cardelli, que desde o início queria oferecer educação de qualidade, concretizando os sonhos de cada aluno e de seus pais. Ao longo de mais de 50 anos, os métodos mudaram, mas a nossa essência continua a mesma. Incorporamos novas tecnologias nas salas de aula, que hoje são totalmente digitais, acrescentamos conteúdos e disciplinas à grade curricular e nos tornamos referência na implantação de um programa de bilinguismo escolar.   

Colégio Renovatus 
Rua 24 de maio, 731 - Vila Industrial - Campinas - SP
(19) 3272-8699
colegio@renovatus.com.br
www.renovatus.com.br

Mais notícias