Aguarde...

Especial Publicitário

Prefeitura leva lazer e dicas de boa forma diretamente para tela do seu celular

Vídeos esportivos têm duração de 10 a 15 minutos e, na área cultural, são disponibilizados concertos, shows, palestras e filmes

ACidade ON - Campinas

Secretário Dário Saadi e coordenador Fernando Vanin durante reunião com professoras da Secretaria de Esportes sobre projeto. (Crédito: Foto - Carlos Bassan - PMC)
Na tentativa de facilitar a comunicação e até mesmo incentivar a população para ficar em casa e aumentar o isolamento social, secretarias municipais decidiram criar algumas ferramentas para diminuir a dificuldade do isolamento e estimular vários tipos de atividades que vão desde exercícios físicos até entretenimento e informações oficiais ao combate do novo coronavírus.

Na área esportiva, foi criado o "Em casa, em movimento", que disponibiliza vários vídeos de aulas de exercícios físicos moderados com duração entre 10 e 15 minutos e são apresentados por professores da Secretaria de Esportes. Os vídeos estão disponíveis nas redes sociais da Secretaria de Esportes.

"Sabemos a importância desses grupos de convívio, na prática de exercícios e para evitar a depressão. Neste período de isolamento social, em que muitas pessoas estão sozinhas em casa, compartilhar essas aulas pelas redes sociais também é uma forma de estar próximo das pessoas", disse o prefeito Jonas Donizette.

O secretário de Esportes Dário Saadi explicou que os professores dão aulas da casa deles para que as pessoas também possam fazer igual.

"A ideia é dar um mínimo de condicionamento físico sem risco de acidentes domésticos. Dos alunos que participam das aulas oferecidas pela Secretaria de Esportes, 95% são mulheres e grande parte está na faixa acima dos 60 anos. As aulas em vídeo são uma forma de estimular o exercício em casa e não deixar os alunos sem motivação", explicou Dário.  

Corridas de rua

Considerada uma das cidades com maior número de provas em corridas de rua, o secretário Saadi revelou que está sendo elaborado um documento tomando como base as recomendações da Federação Paulista de Atletismo e demais órgãos para que essas atividades possam voltar a serem realizadas na cidade. "Quando for possível, em concordância com o decreto estadual e dentro da possibilidade da Secretaria Municipal de Saúde, já teremos medidas para a retomada das corridas de rua em Campinas".

Saadi confirmou que as academias e estabelecimentos esportivos de Campinas vão permanecer fechados, apesar do decreto do governo federal que considerou essas atividades essenciais. "Vamos obedecer o decreto do governo do Estado de São Paulo, que mantém suspenso o funcionamento dos estabelecimentos. A regra também vale para os salões de beleza", acrescentou.

Os endereços com atividades e outras informações da secretaria de Esportes são:

- As aulas poderão ser acessadas no Youtube, no endereço bit.ly/youtubeesportecampinas , ou pelo Facebook da Secretaria de Esportes, no www.facebook.com/smelcampinas

- Facebook: https://www.facebook.com/smelcampinas/  

- Instagram: secretariaesportescampinas  

- Youtube: procurar por Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas

Para sugestões ou informações sobre plano de retomada de corridas de rua, provas de ciclismo e eventos esportivos eventos.dme@gmail.com

A Secretaria de Cultura também criou um canal no Youtube, o "Cultura Abraça Campinas", com uma programação cultural para que as expressões culturais sejam ligadas pelo fio da solidariedade e prevaleçam nestes tempos de pandemia e isolamento social. Por meio das redes sociais, os artistas farão o que sabem com maestria: tocar as pessoas.  

Com esse objetivo, o canal vem divulgando um vasto conteúdo com concertos da Sinfônica de Campinas, solos dos músicos, intervenções poéticas, exibição de filmes, palestras, contação de histórias, entre outras manifestações, facilitando o acesso da população à cultura, mesmo sem sair de casa. A Secretaria de Cultura atualiza as intervenções culturais e as ferramentas disponíveis para que todos possam, cada um à sua maneira, fazer parte dessa rede colaborativa.  

"Assista o Canal, inscreva-se e use a #cultura_abraca para espalhar toda a diversidade cultural de Campinas pelas redes sociais", convida o secretário de Cultura, Ney Carrasco. 

As atrações são bem diversificadas, e o internauta poderá revisitar desde trechos da importante gravação da obra "Carmina Burana", de Carl Off, com a Sinfônica de Campinas, sob a regência do maestro Benito Juarez, realizada na década de 1980, como também outras importantes como a sedução do jazz, shows. Nesse link ( youtube.com/CulturaAbraçaCampinas ), o público pode conferir um programa especial interpretado pela Sinfônica de Campinas com obras que destacam a magia jazzística e a performance de solistas do primeiro time. 

Lives

A população interessada em acompanhar todas as informações oficiais do próprio prefeito Jonas Donizette é só acessar https://www.facebook.com/jonasdonizette/ e assistir ao vivo.

Em live na terça-feira, 12 de maio, o secretário de Esportes também esteve presente e confirmou que as academias e estabelecimentos esportivos de Campinas vão permanecer fechados por prevenção ao coronavírus. Apesar do decreto do governo federal, que considerou essas atividades essenciais, a Prefeitura de Campinas vai obedecer o decreto do governo do Estado de São Paulo, que mantém suspenso o funcionamento dos estabelecimentos. A regra também vale para os salões de beleza.

Educação adotou aulas online

A Rede Municipal de Ensino de Campinas também buscou ferramenta alternativa e ofereceu aulas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A medida começou a vigorar em abril por meio da plataforma Google Sala de Aula, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação e Fumec (Fundação Municipal para a Educação Comunitária). Projeto é inédito no município, a medida foi tomada em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19).   

Foram contemplados com a plataforma digital os alunos do Ensino Fundamental Regular, Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos Técnicos e de Qualificação Profissional (ambos do Ceprocamp), além dos programas Consolidando a Escolaridade; Educação Ampliada ao Longo da Vida e de Apoio à Alfabetização, oferecidos pela Fumec. A Educação Infantil também receberá um suporte pedagógico. As normativas e orientações serão divulgadas futuramente.

Os vídeos disponibilizados pela secretaria de Esportes têm duração de 10 a 15 minutos e são e focam várias atividades.  


Pelos canais da secretaria de Cultura estão disponíveis shows, palestras, concertos musicais e mais uma série de atrações 


 

Mais do ACidade ON