A Prefeitura Municipal de Campinas reforça, mais uma vez, seu quadro de profissionais para intensificar a luta contra o novo coronavírus. O prefeito Jonas Donizette revelou, em live na quarta-feira, 27 de maio, que autorizou a contratação de 40 fisioterapeutas, que já estavam selecionados em processos anteriores e que atuarão nas unidades da rede.
Também em live, na sexta-feira, 22 de maio, o secretário de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida, o Wandão, informou que as secretarias de Saúde e Assistência Social abriram processos de contratação de mais médicos, 30 foram inscritos, e agentes de Ação Social, com inscrições que começam nesta quinta-feira, 28 de maio.
“A fisioterapia hoje é essencial para o sucesso do tratamento durante a internação, é muito importante na recuperação do paciente”, ressaltou Jonas.
O prefeito também revelou que 30 médicos intensivistas se inscreveram e que assim que passarem pelas exigências do processo burocrático serão incorporados ao quadro de profissionais da saúde.
Também foi confirmado que nos próximos dias serão acrescentados mais 36 leitos, 30 no Hospital Mário Gatti e seis na Casa de Saúde, todos de UTI-Covid e, por isso, há a necessidade de ampliação do quadro de profissionais.
Ainda em relação ao aumento do número de UTIs, a Prefeitura já tinha ampliado na semana passada outros 48 leitos de UTI exclusivos para COVID, com 12 no Hospital da PUC, 8 na Casa de Saúde, 10 na Santa Casa, 15 no Ouro Verde e 3 no Mário Gatti.
Os dois processos seletivos foram elaborados de maneira simplificada, para atender a agilidade que o momento necessita. Pela Rede Mário Gatti, os médicos intensivistas irão atuar no próprio Hospital Mário Gatti.
“Nossa preocupação quanto ao combate do novo coronavírus é permanente e por isso tomamos essas iniciativas. Precisamos garantir cada vez mais assistência aos nossos munícipes”, ressaltou o secretário Wandão.
O presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, afirmou que 5% das pessoas com Covid-19 ficam graves e precisam de assistência hospitalar em UTIs. A unidade de terapia intensiva e o respirador são vitais para salvar vidas.
“Temos medidas que foram adotadas para ampliarmos a capacidade de proporcionar UTIs a estes pacientes. Já são 30 UTIs específicas para Covid-19 no Ouro Verde e 13 no Mário Gatti. Estamos ampliando mais 15 no Ouro Verde e, no Hospital Mário Gatti, vamos converter mais leitos de enfermaria em UTIs. A cada dez leitos de terapia intensiva, precisamos de um médico. Com relação aos profissionais de enfermagem e de apoio, já estamos totalmente equacionados, mas precisávamos de médicos com especialidade e experiência em terapia intensiva”, afirmou Pimenta”.
A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar é responsável pela gestão dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, quatro Unidades de Pronto Atendimento (São José, Carlos Lourenço, Anchieta e Campo Grande), Samu e Hospital de Campanha. A Rede já havia anunciado a abertura de mais 15 leitos de UTI-Covid no Hospital Ouro Verde na semana passada. Também foram negociados mais seis leitos de UTI-Covid na Casa de Saúde.
Agentes de Ação Social
Em relação ao processo para contratação de 25 Agentes de Ação Social, a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, esclareceu que as pessoas interessadas devem ter Ensino Médio completo e curso de Cuidador de Pessoa, ou algum curso similar como Enfermagem ou Auxiliar de Enfermagem.
“Eles vão trabalhar nos abrigos já em operação e nas demais frentes que estão sendo montadas para ampliar os serviços para as pessoas em situação de vulnerabilidade do município”, revelou a secretária.
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas das 10h do dia 28, quinta-feira, até 17h do dia 31 de maio, domingo, no link do processo seletivo que será disponibilizado no portal da Prefeitura ( www.campinas.sp.gov.br ). O processo seletivo terá cotas para pessoas com deficiência e para negros. É o primeiro processo de seleção do município com reserva de vagas para pretos e pardos.
Hospital de Campanha
Atualmente com 36 leitos e praticamente ocupado em sua totalidade, o Hospital de Campanha instalado na sede dos Patrulheiros também vai aumentar sua capacidade de atendimento. Mais 18 estão previstos para entrar em operação na primeira quinzena de junho, totalizando 54 leitos, cada um com seu monitor cardíaco.
Em balanço apresentado na quarta-feira, 27 de maio, o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, informou que cinquenta pacientes já tiveram alta do Hospital de Campanha e que a unidade já recebeu mais de 70 pacientes desde sua abertura em 15 de maio.
Secretaria de Educação
Outra novidade veio da secretaria de Educação, que vai realizar a entrega de chips para os 21,4 mil alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que usados para conectar o celular ou tablet e acessar o conteúdo pedagógico disponibilizado na plataforma virtual de aprendizagem Google sala de aula.
Informações sobre o novo coronavírus
Todas as informações sobre o novo coronavírus ou Covid-19 podem ser acessadas no endereço coronavirus.campinas.sp.gov.br . Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.