- Publicidade -
coronavirusAME de Campinas dá alta ao último paciente com covid-19

AME de Campinas dá alta ao último paciente com covid-19

Unidade estava exclusiva para atendimento de coronavírus desde o final de março, no auge da pandemia

- Publicidade -

O AME de Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19) 

- Publicidade -

O AME (Ambulatório Médico de Especialidades), de Campinas, deu alta nesta quinta-feira (12) ao último paciente com covid-19 na unidade, após quase cinco meses de exclusividade no tratamento da doença. No dia 25 de março – no auge da pandemia – o AME voltou a ser exclusivo para covid.

Na época, o AME deixou de atender provisoriamente 16 áreas médicas para funcionar como um hospital de campanha. Gerenciado pelo governo estadual, o Ambulatório já tinha trabalhado desta forma em em 2020.

Em outubro do ano passado, com o arrefecimento da pandemia, ele voltou a atender pacientes em geral, após cinco meses de enfrentamento da covid. Com a volta do atendimento para coronavírus neste ano, o AME atendeu 591 pacientes da região de Campinas com a doença nos dos períodos.

A PARTIR DE AGORA

A partir de agora, o AME fará toda a readequação do local na segunda quinzena de agosto, para retomar as atividades ambulatoriais em 1º de setembro, oferecendo consultas médicas e não médicas em 23 especialidades, exames e procedimentos de menor complexidade, mediante agendamento.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, a desmobilização do hospital de campanha foi programada em função da queda nos indicadores da doença em todo o Estado. Eventuais casos de covid-19 da região que precisarem de atendimento terão assistência garantida por meio do direcionamento a outros hospitais de referência.

- Publicidade -

PRIMEIRA FASE

A primeira fase do serviço ocorreu entre abril e setembro de 2020, com o funcionamento de 5 leitos de enfermaria e 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Nesse período, 302 pessoas foram atendidas.

SEGUNDA FASE

Na segunda fase, iniciada em março de 2021, o atendimento exclusivo de covid-19 foi retomado com 30 leitos, sendo 25 de UTI e 5 de enfermaria, que acolheram 289 pacientes.

Em média, 64% dos hospitalizados em ambos os períodos tiveram alta após recuperação plena graças ao tratamento ofertado no local. O AME está localizado à Av. Pref. Faria Lima, 486 Vila Industrial, Campinas-SP.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -