Águas de Lindoia decidiu fechar os principais pontos turísticos para a visitação púbica e vetou o acesso de moradores e turistas aos morros Pelado e do Mirante. Além disso, trenzinhos e bonde estão proibidos de circular pela cidade a partir do próximo sábado (5). As medidas foram publicadas na noite de quarta-feira (2) e permanecem em vigor até o dia 21 de junho.
As restrições para conter o avanço da covid-19 na cidade não param por aí. De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Gil Helou (PSDB), as aulas presenciais das redes municipal, estadual e privada foram suspensas, enquanto supermercados, mercados e similares só poderão trabalhar no sistema delivery aos sábados e domingos. As portas estarão fechadas ao público.
A feira do produtor também foi suspensa, assim como o funcionamento de parques aquáticos, de turismo rural e de aventura, clubes e piscinas públicas. Atividades de pesca também estão vetadas e o consumo em adegas e bares também. Estes setores poderão trabalhar no sistema delivery.
Conforme, o prefeito Gil Helou, o novo decreto levou em consideração o aumento das internações por conta da covid-19 em relação ao número de leitos disponíveis no Hospital São Camilo, único da cidade. A preocupação com o colapso no sistema de saúde e a recomendação feito pela equipe técnica de enfrentamento da pandemia também pesaram na decisão.
O último boletim epidemiológico atualizado pela prefeitura na quarta-feira (2) mostra que Águas de Lindoia tem 1.698 casos confirmados de covid-19, com 181 pessoas em isolamento social, 12 internações e 33 mortes. Os casos suspeitos em investigação são 73 no momento.
Confira as principais medidas adotadas por Águas de Lindoia para o período de 5 a 21 de junho.
PROIBIDO
*Acesso aos pontos turísticos, em especial, o Morro Pelado e o Morro do Mirante, que permanecerão fechados ao atendimento ao público;
*Atividade turística prestada pelos trenzinhos e bonde;
*Abertura ao público de parques aquáticos, de turismo rural e de aventura, clubes e piscinas públicas;
*Realização de eventos, convenções, reuniões, atividades coletivas de qualquer natureza, pública ou privada, que possam gerar concentração de pessoas;
*Feira do Produtor;
*Locação de chácaras, casas e apartamentos para fins recreativos;
*Música ao vivo em qualquer estabelecimento;
*Uso de espaços esportivos, campos, quadras, ginásios, raias de bocha e malhas, privadas ou públicas.
SERVIÇOS PÚBLICOS
*Fica suspenso o atendimento, com exceção dos setores de saúde e assistência social.
SUPERMERCADOS E SIMILARES
*Funcionamento ao público permitido de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 22h, sendo vedado o consumo de alimentos no interior do estabelecimento;
*Aos sábados e domingos, os supermercados poderão realizar serviços de entrega delivery.
ATIVIDADES REGILIOSAS
*Permitida com capacidade de 30% de ocupação.
SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS
*Permitido o atendimento presencial até as 21h com agendamento.
HOTÉIS E POUSADAS
*A partir de segunda-feira (7), podem funcionar com 40% da capacidade sem a promoção de eventos, serviços de recreação, shows e atividades que gerem concentração de pessoas em qualquer área, como restaurantes, lanchonetes e academias.
ACADEMIAS
*Funcionamento até as 21h com 20% da capacidade
SETOR DE ALIMENTAÇÃO
*Restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências, sorveterias, doçarias, padarias, cafés, laticínios, quitandas, açougues e similares podem manter o atendimento presencial com 30% da capacidade de ocupação até as 21h
*Fica proibido que estes estabelecimentos usem mesas e cadeiras no espaço público para a refeição de seus clientes;
*Adegas e bares: Proibido o consumo no local com a possibilidade de entrega de mercadorias no sistema delivery.
ESCOLAS
*Aulas suspensas nas redes municipal, estadual e privada.