Amparo se antecipou ao estado e implantou a fase vermelha do Plano São Paulo já neste sábado (10). De acordo com a gestão João Doria (PSDB), a fase emergencial só termina no início da madrugada de segunda-feira (12), em todos os 645 municípios paulistas. Além disso, Amparo liberou o atendimento presencial em academias, salões de beleza, barbearias e similares, o que contraria as regras da fase vermelha estadual.
As medidas foram publicadas na edição de sexta-feira (9) do Diário Oficial (clique aqui). O decreto entrou em vigor no mesmo dia em que hospital de campanha da cidade começa a receber os primeiros pacientes para o tratamento da covid-19. A estrutura foi erguida anexo ao Hospital Beneficência Portuguesa com o objetivo de desafogar os leitos das unidades de saúde do município e estancar eventuais filas de espera por vagas de UTI ou de enfermaria.
A última atualização do boletim epidemiológico publicada pela prefeitura de Amparo, na noite de sexta-feira (9), mostra que os índices ocupação de leitos seguem altos. A Santa Casa Anna Cintra fechou o dia com 135% de ocupação nas UTIs e 220% nas enfermarias. No Beneficência Portuguesa, as taxas eram 100% (UTI) e 110% (enfermaria).
Amparo ainda registrou 45 novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas e chegou a 116 mortes desde o início da pandemia, o maior número entre todas as nove cidades do Circuito das Águas. Sessenta e oito pessoas estavam internadas ontem na cidade.
FASE VERMELHA EM AMPARO
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Carlos Alberto Martins (MDB), as academias podem funcionar com 25% de sua capacidade total, enquanto salões de beleza e similares devem agendar o atendimento de um cliente por vez, sem provocar fila de espera.
As regras da fase vermelha ainda permitem a retirada rápida de produtos no comércio e restaurantes, o chamado sistema take away. Supermercados que encerravam suas atividades às 20h durante a fase emergencial, agora passam fechar às 22h. Mas segundo o governo do estado, o toque de recolher, das 20h às 5h, deve ser mantido por todas as cidades.
ESCOLAS FECHADAS
Por outro lado, o decreto publicado em Amparo mantém suspensas as aulas presenciais nas escolas municipais, estaduais e privadas. O governo estadual permite a retomada das atividades da Educação na fase vermelha. Cultos religiosos e atividades esportivas coletivas também estão suspensas na cidade.
Confira as principais regras determinadas pelo novo decreto em vigor em Amparo.
*Academias com funcionamento presencial com 25% da capacidade total;
*Salões de beleza, cabeleireiros e barbearias podem atender presencialmente um cliente por vez mediante agendamento e sem promover filas;
*Bares, restaurantes, shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres e comércio varejista de materiais de construção, deverão atender nos sistemas delivery, drive thru e take away (retirada rápida)
*Supermercados podem funcionar até as 22h, respeitando o limite de capacidade prevista em decreto
SEGUEM SUSPENSAS
*Aulas presenciais em todas as redes de ensino (municipal, estadual e privada);
*Cultos, missas e demais atividades religiosas
*Eventos esportivos;
*Reunião, concentração ou permanência de pessoas nos espaços públicos, em especial, parques e praças;
*Aluguel de chácaras e imóveis para finalidade de festas, eventos e reuniões
FASE VEMELHA DO ESTADO
O governo de São Paulo reclassificou todo os municípios na fase vermelha no início da tarde de sexta-feira (9). Segundo o estado, as medidas são válidas a partir de segunda-feira (12). A nova fase de flexibilização da quarentena traz com ela três restrições da fase emergencial: toque de recolher, das 20h às 5h, proibição de celebrações religiosas presenciais e a orientação de teletrabalho para as atividades administrativas.
Por outro lado, o Plano SP autorizou a abertura das lojas de materiais de construção, retomada de jogos do Campeonato Paulista e a retirada de alimentos em bares e restaurantes, e drive-thru do comércio.
LIBERADO
*Escolas e universidades (cursos na área da saúde);
*Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários);
*Supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres;
*Delivery e drive-thru para bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega;
*Retirada de alimentos em bares e restaurantes no sistema de take away;
*Drive-thru no comércio;
*Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;
*Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;
*Serviços de segurança pública e privada;
*Construção civil e indústria;
*Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
*Outros serviços: Igrejas, lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais.
ATIVIDADES SUSPEBNSAS PELO ESTADO
*Academias
*Celebrações religiosas
*Salões de beleza
*Cinemas
*Teatros
*Shoppings
*Lojas de rua
*Concessionárias
*Escritórios
*Parques
*Clubes
*Praias