A Prefeitura de Campinas anunciou que as atividades nas creches municipais devem retornar em duas fases diferenciadas ainda nesse primeiro trimestre de 2021. A estimativa é que um primeiro grupo com crianças com idades entre 1 ano e sete meses e 3 anos e três meses retornará as atividades presenciais na segunda quinzena do mês de março, ou seja no dia 15 de março. Já um segundo grupo, com crianças menores de 1 ano e sete meses, as atividades presenciais devem ocorrer no dia 30 de março.
LEIA MAIS
Com poucas vacinas, Unicamp recebe 2,3 mil doses da Prefeitura
Saiba tudo sobre a vacinação contra a covid-19 em Campinas
A informação foi dada pelo secretário de Educação, José Tadeu Jorge, durante transmissão nas redes sociais na tarde desta quarta-feira. Porém, a retomada só vai acontecer caso a cidade esteja classificada na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena.
O retorno das aulas presenciais na rede municipal, a partir do ensino infantil para crianças acima de 3 anos e três messes, já havia sido anunciada para o dia 1º de março. No próximo dia 8 de fevereiro, os alunos retomam os estudos de forma remota (saiba mais aqui).
NAS CRECHES
Segundo a Educação, 15 dias após o início das aulas da rede, o primeiro grupamento das creches irá retornar às salas. Já, o agrupamento com crianças menores (bebês) volta às aulas depois de 30 dias após o 1º de março.
“Como se trata de um grupo mais específico, as ações de prevenção também precisam ser específicas”, disse o secretário.
IDADE DAS CRIANÇAS
Dia 1º de maço a partir de 3 anos e 3 meses até ensino fundamental;
Dia 15 de março retorno das crianças de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 3 meses;
Dia 30 de março – menores de 1 ano e 7 meses;
SEM VACINA
Uma das principais reclamações dos grupos de educação é que os professores vão estar expostos a riscos. O prefeito Dário Saadi (Republicanos) disse que não há prazo ainda para isso ocorrer.
“Estamos aguardando o envio da vacinas. Chegando a vacina, vamos vacinar os idosos. Depois disso, vamos seguir o Plano Nacional de Imunização. Essa decisão não cabe ao município. É uma decisão do Ministério da Saúde”, disse o prefeito.
COMO SERÁ
O cronograma prevê um retorno híbrido, com aulas presenciais e por meio da plataforma digital. Retornam todas as turmas da pré-escola, Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Qualificação Profissional e Profissionalizante.
Os alunos da Educação Integral, do Ensino Fundamental, terão aulas presenciais todos os dias, a partir de 1º de março. No entanto, as turmas serão divididas em dois períodos: metade frequenta a escola pela manhã e o restante à tarde.
Em virtude da constante necessidade de higienização de todos os espaços das escolas, o que inclui maçanetas das portas e carteiras, por exemplo, o período de aula será de três horas diárias. Antes da pandemia eram cinco. Nos dois turnos serão oferecidas duas refeições (café da manhã e almoço ou almoço e café da tarde).
Cada aluno receberá um kit contendo quatro máscaras não descartáveis e um vidro individual de álcool gel. Os professores além das máscaras também contarão com protetor facial (face shield).
As carteiras e os lugares nos refeitórios serão disponibilizados com um distanciamento de 1,5 metro. Totens com álcool gel serão distribuídos em pontos estratégicos das escolas.