A GM (Guarda Municipal) de Campinas lacrou na noite de sábado (10) um bar no Jardim São Domingos que usava uma lona que cobria parte da fachada para esconder o funcionamento durante a fase emergencial – válida até hoje (11). No local, foram encontradas ao menos 60 pessoas.
A ação foi feita em conjunto com a 1ª Cia do 47º Batalhão da Polícia Militar. A Prefeitura não divulgou o nome do comércio. De acordo com a Guarda, as forças de segurança chegaram ao local por meio de uma denúncia anônima.
Após o flagrante, o proprietário será autuado. Somente ontem, a fiscalização visitou 117 estabelecimentos comerciais, fechou 11 e lacrou dois, entre eles o bar.
TOQUE DE RECOLHER
Além disso, os bloqueios do toque de recolher também na noite de ontem abordaram 382 veículos e 573 pessoas foram orientadas sobre as medidas sanitárias.
De 18 de março, quando passou a vigorar em Campinas o Toque de Recolher, até ontem, 10 de abril, já foram 8.750 veículos abordados, 12.767 pessoas orientadas sobre a importância de ficar em casa e os protocolos sanitários, além de 1.853 estabelecimentos comerciais fiscalizados. Destes, 267, fechados e 87 lacrados.
As blitze consistem em abordar veículos e questionar os ocupantes sobre o motivo pelo qual estão na rua. As pessoas são orientadas a voltar para casa se o deslocamento não for por uma razão emergencial ou de trabalho. Não há multa ou punição, o objetivo desta atividade é fazer um trabalho educativo e de orientação. Os bloqueios são realizados pela Guarda Municipal, que uniu esforços com as polícias militar e civil.