As barreiras sanitárias implantadas em Campinas já abordaram 1.093 veículos desde a última sexta-feira (26) o primeiro dia da ação, até esta segunda-feira. Hoje, nas barreiras durante a manhã, 297 veículos foram parados. Guarda Municipal, Emdec e Polícia Civil realizaram a operação.
Na sexta foram parados 263 veículos; no sábado , 317 automóveis foram abordados; e no domingo mais 216 carros foram retidos para questionamento e orientação nos bloqueios implantados pela Guarda Municipal.
As blitzes são realizadas nas principais entradas da cidade que dão acesso às rodovias e têm como objetivo restringir a circulação de pessoas de outros municípios, principalmente da Capital e Grande São Paulo, onde os prefeitos decretaram a antecipação de feriados para conter a disseminação do coronavírus.
As pessoas abordadas nas barreiras são questionadas se o deslocamento é mesmo essencial e orientadas a evitar transitar. A finalidade é desestimular que as pessoas saiam de casa e ao mesmo tempo conscientizá-las. Não estão previstas penalidades.
Os pontos de barreiras sanitárias serão itinerantes e realizados durante todo o dia. Os detalhes sobre os locais, horários e efetivo não serão divulgados para garantir a efetividade da ação.
EM SÃO PAULO
Na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou a antecipação de cinco feriados que começou na sexta-feira (26). A medida foi municipal, e no Estado, o governo ainda não anunciou nenhuma medida semelhante por parte dos feriados estaduais.
Já em Campinas confirmou a possibilidade de antecipação de feriados municipais está descartada neste momento.