Um motorista de ônibus do transporte urbano de Campinas foi agredido, na última sexta-feira (16), ao pedir para um passageiro usar a máscara de proteção contra o coronavírus dentro do coletivo. O caso aconteceu por volta das 16h30, na linha 131 (Terminal Vida Nova).
De acordo com o motorista Marivaldo Oliveira, a confusão teve início após ele orientar o passageiro a usar a máscara corretamente dentro do transporte público. Revoltado, o usuário teria se recusado a usar a proteção.
Ainda segundo Marivaldo, as agressões começaram após ele ter dito que não levaria o passageiro. O caso aconteceu no ponto de ônibus localizado próximo ao bairro Vila Nova.
“Recebi um murro, e o sangue desceu logo. Quebrou o osso do meu nariz e meu olho está todo roxo. Até quando essas pessoas vão continuar agredindo os motoristas de ônibus urbanos aqui em Campinas?”, indagou. O motorista registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.
Vale ressaltar que o uso de máscara no transporte público é obrigatório, e a proteção é recomendada pelas autoridades de saúde e órgãos públicos como forma de combate ao coronavírus.
O QUE DIZ A SETCAMP
Procurada, a Setcamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas) disse que repudia qualquer forma de violência e informou que, no caso específico, o motorista foi agredido de “forma covarde em pleno exercício profissional”.
“Ele apenas cumpriu a determinação das autoridades sanitárias sobre o uso obrigatório de máscara dentro dos ônibus do transporte coletivo urbano”, disse a empresa em nota.
Ainda segundo a concessionária, o caso vem sendo acompanhado, e a empresa está dando todo apoio necessário à vítima.