Pedreira divulgou o plano municipal de vacinação contra o novo coronavírus. A cidade é a primeira pertencente ao Circuito das Águas a apresentar detalhes da estratégia para a imunizar da população. A programação está prevista para começar no próximo dia 25 de janeiro, mas se for antecipada para a quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde garante que o município está pronto.
Por enquanto, Pedreira irá seguir todas as fases e medidas do Plano Estadual de Imunização. Com isso, o calendário será realizado da seguinte forma:
*Para trabalhadores da saúde – 1ª dose: 25 de janeiro/ 2ª dose: 15 de fevereiro;
*75 anos ou mais – 1ª dose: 8 de fevereiro/ 2ª dose: 1º de março;
*70 a 74 anos – 1ª dose: 15 de fevereiro/ 2ª dose:8 de março;
*65 a 69 anos – 1ª dose: 22 de fevereiro/ 2ª dose: 15 março;
*60 a 64 anos – 1ª dose: 1º março/ 2ª dose: 22 de março.
Segundo balanço divulgado pela administração municipal, serão destinadas 5 mil doses para os idosos nas faixas etárias pré-determinadas acima, e 750 vacinas para os profissionais da saúde.
Confira algumas medidas adotadas pela cidade:
Será realizada a extensão dos horários de funcionamento em todas as unidades de saúde da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h;
Pedreira terá um drive-thru em frente ao Terminal Rodoviário Vereador João Castelo. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h. Não será necessário descer do carro para a aplicação da vacina;
No caso de familiares e pessoas que não podem sair de casa ou que estão acamadas, será disponibilizada uma equipe volante para aplicar a vacina na residência. Para isso, é necessário fazer um agendamento através do telefone 156, por meio do aplicativo ou pelo telefone da unidade de saúde mais próxima.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o município já recebeu todas as notas técnicas e a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica já realizou o treinamento em todas as unidades de saúde.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Lúcia Nieti Goulart, o município efetuou a compra de alguns insumos necessários para iniciar a imunização, apesar do governo estadual garantir o envio de seringas e agulhas junto com as doses da vacina.
“A cidade de Pedreira está preparada para começar a vacinação, se precisar, para amanhã. Estamos com uma quantidade de insumos, mesmo sem receber do estado. Nós adquirimos uma parte para esperar essa vacinação”, completa a secretária.